Romualdo destaca apoio de Corumbá para vencer a dengue

 Prefeitura de Corumbá

  
Romualdo com Ruiter e assessores em seu gabinete: apoio de Corumbá é fundamental para ações contra dengue

O prefeito de Puerto Suarez, Romualdo Urtado, considerou hoje, segunda-feira, como fundamental o apoio da Prefeitura de Corumbá, no desenvolvimento de ações de prevenção à dengue em sua cidade. Segundo ele, a parceria estabelecida com o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) é ideal e que “com esta união, as condições para combater a dengue serão maiores”.

Romualdo, um dos prefeitos que participou da elaboração da carta de reivindicação das quatro cidades de fronteira da região pantaneira, entregue aos presidentes Lula e Evo Morales em janeiro, foi categórico ao afirmar que somente através dessa integração proposta, é que haverá condições de vencer os inúmeros desafios, entre eles, a saúde.

“A fronteira tem que ser livre para ações voltadas à saúde, que é uma prioridade e que tem que ser tratada de maneira igual”, diz o prefeito de Puerto Suarez, cidade localizada próxima à fronteira com Corumbá, e que conta com uma população de 20 mil habitantes.

o entender dele, o apoio de Ruiter está sendo de extrema importância para sua cidade se prevenir de um problema “preocupante”, a dengue. “A nossa preocupação é Santa Cruz, onde está instalada uma epidemia. Temos que fazer um trabalho preventivo e o prefeito Ruiter é nosso parceiro, está nos ajudando”, comentou.

Romualdo Urtado participou do ato com os estudantes. Pediu apoio dos jovens e solicitou que eles sejam multiplicadores das ações de prevenção à dengue.

Borrifação

O secretário executivo de Saúde Pública de Corumbá, Cleber Colleone, acompanhou as ações hoje na Bolívia. Segundo ele, o encontro foi mais no sentido de orientar os cerca de 200 jovens, sobre como evitar a doença. “Eles serão parceiros no trabalho de conscientização da população”, explicou.

Colleone informou ainda que, nesta terça-feira, uma equipe da Prefeitura de Corumbá fará aplicação de inseticida em Puerto Suarez e que, no dia 21, próximo sábado, está programado um mutirão da limpeza, através da Secretaria Executiva de Infraestrutura, também da Prefeitura de Corumbá.

O secretario adiantou ainda que, paralelo aos serviços em Puerto Suarez, continuam as ações em Corumbá. Agentes de saúde estão fazendo visitas domiciliares, casa por casa, como forma de orientar a comunidade sobre a necessidade de manter as residências livres dos focos de proliferação do mosquito.

Skip to content