Ações educativas orientam sobre tratamento da tuberculose

O Dia Mundial de Luta Contra Tuberculose celebrado hoje, 24 de março, será lembrado com atividades educativas em Corumbá. O objetivo é facilitar o acesso da população às informações e orientações a respeito de como detectar os sinais da doença.  As ações acontecem em todas as unidades de estratégias de Saúde da Família da cidade e no Centro de Saúde da Ladeira, a partir das 13 horas.

A tuberculose é causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas podem ocorrer em outras partes do corpo como ossos, rins e meninges. É transmitida de pessoa para pessoa, de forma direta. Ao espirrar ou tossir, o doente expele as bactérias que podem ser aspiradas por outra pessoa.

Entre os sintomas da doença estão a tosse por mais de três semanas seguidas, com ou sem catarro; falta de apetite; perda de peso ; cansaço e dor no peito. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem qualquer interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura do total do paciente.

Skip to content