Corumbá é destaque no Prêmio Construindo a Nação em MS

Dois estabelecimentos de ensino de Corumbá são destaques no Mato Grosso do Sul, no Prêmio Construindo a Nação, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil, através de uma realização conjunta com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), através do Serviço Social da Indústria (SESI). A entrega da premiação será dia 24 de abril, às 19h, no auditório do Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande.

Com o projeto “Motivação através da prática da compostagem”, a Escola Cássio Leite de Barros conquistou o primeiro lugar, na categoria Ensino Fundamental. Outra unidade escolar do município com boa classificação foi a Izabel Correa de Oliveira, com um terceiro lugar. O grupo escolar concorreu com o projeto “Comunidade Educativa na Escola, uma parceria necessária”, na categoria Educação de Jovens e Adultos.

O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas.

Foi criado em 2000 e ampliado a partir de 2006, mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Industria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e operação pelo SESI. Em 2007 alcançou 12 estados e em 2008 apoiado pela Sony Brasil cobriu 23 estados brasileiros. A meta é que ate 2010 todo o Brasil esteja participando, com o envolvimento de cerca de seis milhões e meio de estudantes.

O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.

Os estados que participam do Prêmio Construindo a Nação são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe, Tocantins, São Paulo e Roraima.

Skip to content