Oficinas do CAPS trabalham reinserção social de pacientes

Pacientes das oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial José Fragelli (CAPS José Fragelli) elaboram, a partir deste mês, um boletim informativo em que divulgam ações pertinentes ao tratamento da saúde mental, dicas de saúde e curiosidades. O trabalho será produzido mensalmente. O objetivo é estimular a atenção, a concentração e a criatividade dos que participam diretamente da produção.

Usualmente, o CAPS oferece atendimento com acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, através do acesso ao trabalho, educação, lazer, exercício dos direitos civis, fortalecimento dos laços familiares e comunitários, dentre outras ações práticas e eficazes.

Nas ações o Centro oferece atendimento, especialmente o cuidado intensivo, em regime de atenção diária; constrói e gerencia projetos terapêuticos individualizados, oferecendo cuidado clínico eficiente; promove a inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que envolvem educação, assistência social, trabalho, saúde, esporte, cultura e lazer, montando estratégias conjuntas para enfrentamento dos problemas; organiza a rede de saúde mental em seu território, articulando-se com os demais serviços, como ambulatórios, centros de convivência, hospitais gerais e todos os outros existentes e dá suporte e supervisiona a atenção à saúde mental na rede básica, Programa de Saúde da Família (PSF), Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS);

Com todo esse trabalho o CAPS, a partir deste mês estará elaborando um Jornal Informativo com uma pequena tiragem de 200 exemplares. O objetivo principal é estimular a atenção, a concentração e a criatividade dos que participam diretamente da produção gráfica e da divulgação de informações e eventos pertinentes ao tratamento da doença mental, dicas de saúde e curiosidades. Portanto seja parceiro do CAPS, envie-nos a sua opinião e, se precisar também aproveite este espaço para divulgar informações e idéias. A unidade fica localizada na rua 13 de Junho, 1270, Centro.

Skip to content