Campanha “Mulheres donas da própria vida” lançada em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  

 Campanha quer reduzir índices de violência contra mulheres do campo

A campanha “Mulheres donas da própria vida” foi lançada na tarde desta quarta-feira, 11 de março, em Corumbá, durante a programação da Semana da Mulher. A iniciativa visa combater a violência cometida contra mulheres que vivem na área rural dos municípios brasileiros. O lançamento aconteceu durante a instalação do Fórum regional de enfrentamento à violência contra as mulheres do campo, no auditório do Fórum da Comarca de Corumbá.

De acordo com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o objetivo da campanha é formular e debater propostas de políticas públicas relacionadas à problemática e à realidade dessas mulheres. O evento trouxe a Corumbá a socióloga Haidi Jarshei, representante do Fórum paulista pela não violência contra a mulher.

A mobilização lançada em Corumbá foi elaborada pela Secretaria Especial com a finalidade de atender às reivindicações da Marcha das Margaridas, articulação política das trabalhadoras rurais, quebradeiras de coco, negras rurais e quilombolas, mulheres da Amazônia, seringueiras e das camponesas brasileiras realizada em 2007. Elas pediram formalmente a formulação de programas que trabalhasse com o enfrentamento da violência contra a mulher.

A programação da Semana da Mulher tem seqüência amanhã, dia 12, com a Oficina de Promotoras Legais Populares, no Campus do Pantanal /UFMS, das 07h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30. Na sexta-feira, dia 13, acontece solenidade de criação do núcleo de Mulheres da CUFA “Maria Maria”, às 17h, na Casa da Cidadania. À noite, a partir das 20h, seresta em homenagem às mulheres, no Jardim da Independência.

A Semana é uma realização da Prefeitura de Corumbá por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e Secretaria Executiva de Saúde Pública. A coordenação é da Subsecretaria de Ações da Cidadania, através da Gerência de Articulação de Políticas Públicas para as Mulheres. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Fórum de Entidades Não Governamentais de Corumbá e Ladário (Forumcorlad).

A programação conta com parceria da Associação de Mulheres “Amor Peixe”; Câmara Municipal de Vereadores; Central Única de Favelas – CUFA; Comissão Pastoral da Terra; Delegacia da Mulher; Embrapa Pantanal; Estabelecimento Penal Feminino; Instituto de Mulheres Negras do Pantanal; Lions Club Alvorada; Marcha Mundial de Mulheres; ONG Paz Natureza Pantanal e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Skip to content