Eleição na REME reforça aproximação entre professores e pais

 Prefeitura de Corumbá
  

 Pais e alunos participam da eleição dos diretores da REME

As escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá elegem nesta sexta-feira, 3 de abril, seus novos diretores para o triênio 2009/2011. Alunos, pais, funcionários e professores das escolas da rede pública estão aptos a participar do processo eletivo. A votação teve início às 8 horas e segue, ininterruptamente, até às 19h30, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, por meio da Secretaria Executiva de Educação. Trinta candidatos estão aptos à participação.

O secretário Executivo de Educação, Hélio de Lima, acompanha a votação em toda a cidade. Durante a manhã, ele visitou as escolas Fernando de Barros, José de Souza Damy, Almirante Tamandaré, Cássio Leite de Barros e Clio Proença. Além de falar com os candidatos, professores e administrativos de cada instituição, Hélio de Lima também conversou com os pais e alunos presentes nas escolas visitadas.

“A participação de todos é muito importante. Promover esta eleição é uma forma de aproximar toda comunidade com a escola”, destacou o secretário. “E ela serve também para mostrar às crianças, de uma forma bem eficiente, como o processo político é constituído. Num futuro bem próximo são essas crianças que escolherão os vereadores, deputados, prefeito e presidente. Eles estão aprendendo a eleger as lideranças que vão administrar o bem público”, completou.

Durante à tarde, o secretário executivo de Educação percorre outras escolas da REME. “As eleições acontecem de forma muito tranquila e muito bem organizada em todas os colégios da cidade”, avaliou Hélio de Lima.

Os diretores serão eleitos por voto direto e secreto de valor proporcional, sendo 33,33% de profissionais de educação lotados na unidade escolar; 33,33% dos pais ou responsáveis pelos alunos matriculados no estabelecimento, e 33,33% de alunos com idade mínima de 12 anos completos.

No caso das creches, o valor proporcional do voto será de 50% para os profissionais de educação lotados na unidade e 50% para pais ou responsáveis de alunos matriculados. A Secretaria Executiva de Educação homologará os resultados finais no prazo de 05 dias úteis após o pleito, e a posse dos diretores e do colegiado será definida pela própria pasta posteriormente.

Concorrem ao pleito os candidatos aprovados na prova e que cumpriram todos os demais requisitos previstos no artigo 7º da Resolução / SEED nº 002, de 17 de outubro de 2008. A Secretaria Executiva de Educação homologará os resultados finais no prazo de 05 dias úteis após o pleito, e a posse dos diretores e do colegiado será definida pela própria pasta posteriormente.

Skip to content