Vacinação contra raiva começa nesta segunda em Corumbá

 Arquivo PMC

  
Agentes farão trabalho de casa em casa

A Prefeitura Municipal inicia nesta segunda-feira, a primeira etapa da campanha de vacinação contra raiva animal em Corumbá. A ação será desencadeada pelo bairro Universitário e a previsão é imunizar cerca de 23 mil animais até o dia 6 de maio. A cidade não registra caso há oito meses. O último foi em julho de 2008. Mesmo assim, a imunização será de casa em casa, devido ao fato de que o vírus continua circulando na região, com dois casos já registrados em 2009, um em Puerto Suarez, Bolívia, e outro em Ladário.

A vacinação será realizada por equipes da Secretaria Executiva de Saúde Pública. Serão montadas 17 equipes, com três pessoas cada, para atender o bairro Universitário. Soldados do Exército Brasileiro vão reforçar o grupo. Vinte deles estão passando por treinamento no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que coordenará a imunização.

A exemplo do ano passado, a vacinação será de casa em casa. É que, com os dois casos registrados este ano em Ladário e Puerto Suarez, o vírus continua circulando na região, o que não permite aglomeração de animais nos postos de vacinação.

Além da imunização, será reforçado o serviço de orientação popular através dos próprios agentes. Conforme o secretário de Saúde, Cleber Colleone, a população deve ser parceira na campanha, facilitando acesso dos imunizadores às residências, a exemplo de 2008, quando a estratégia foi adotada.

Colleone orienta os donos de animais para que fiquem atentos às mudanças de comportamentos de cães e gatos como agressividade ou retração, que são sintomas da raiva. Qualquer alteração pode ser comunicada ao CCZ pelo telefone 3233-2783.

Cronograma

O cronograma estabelecido pela secretaria prevê imunização de animais no Universitário, segunda-feira, dia 6 de abril. Na terça, dia 7, será no bairro Maria Leite; dia 8 no Centro América; dia 9 no Previsul; dia 10 no Industrial; dias 11, 13 e 14 no Cristo Redentor; dia 15 no Guatós; dias 16 e 17 na Nova Corumbá; dia 18 no Guarani; dia 20 no Jardim dos Estados; dias 21, 22, 23 e 24 na Popular Velha; dias 25 e 27 no Nossa Senhora de Fátima; dias 28 e 29 no Aeroporto; dias 30 abril e 01 de maio no Dom Bosco; dia 02 no Generoso; dia 04 no Arthur Marinho; dia 05 na Cervejaria e Beira Rio, encerrando no dia 06 de maio, no centro da cidade. Posteriormente, a campanha vai para a zona rural.

Ladário também inicia sua campanha de vacinação em abril. Será um trabalho de casa em casa, desenvolvido por agentes da própria prefeitura ladarense. Ações também estão previstas para as duas cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, que fazem fronteira com Corumbá.

Skip to content