Ruiter e frei David discutem políticas de igualdade racial

 Prefeitura de Corumbá

  

 Prefeito Ruiter Cunha e frei David discutiram ações afirmativas durante reunião

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 2 de abril, com o frei franciscano David Raimundo dos Santos, fundador e diretor executivo da ONG Educafro, para discutir a implantação de políticas públicas afirmativas em Corumbá. Frei David fará a palestra de abertura da segunda Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial que acontece esta noite no anfiteatro Salomão Baruki.

Ruiter conheceu os trabalhos que são desenvolvidos pelo Educafro e a política de cotas nas universidades, proposta pelo instituto. O prefeito apresentou as ações realizadas na cidade visando a promoção da cidadania; da inclusão social e da igualdade racial.

Entre as ações da Administração Municipal, o chefe do Executivo corumbaense destacou a elaboração do Plano de Igualdade Racial e a inclusão, no Plano Municipal de “Corumbá ganha muito com a presença do frei David. Ele nos traz sua experiência, que é vasta nesse assunto”, afirmou Ruiter, que também discutiu a possibilidade de parceria entre a Prefeitura e o Educafro.

Na avaliação do prefeito, o religioso “vai contribuir muito, para que tenhamos mais subsídios, para de fato, fortalecermos as políticas públicas de igualdade racial no município”.

“Vejo que a Prefeitura está compromissada com seu povo. Entendo que não se deve pensar duas vezes e tudo o que existe para ajudar o povo; a sociedade deve ser abraçado”, disse o frei.

O fundador da ONG Educação e Cidadania de Afro-descendentes e Carentes presenteou o prefeito Ruiter Cunha com o livro “Compromisso das empresas com a promoção da igualdade racial”, publicado numa parceria entre a Fiesp e o Instituto Ethos. A publicação mostra a realidade das leis brasileiras sobre cotas e como as empresas trabalham essa questão. A palestra de David Raimundo dos Santos está marcada para 19 horas e tem como tema “O avanço das lutas por ações afirmativas no Brasil”.

Acompanharam a reunião os secretários Maria Lúcia Ortiz Ribeiro (Promoção da Cidadania); Lamartine Figueiredo Costa (Ações Sociais); Cristiane Guimarães (Assistência Social); Hélio de Lima (Educação); Cleber Colleone (Saúde Pública); o subsecretário de Ações da Cidadania, Arturo Ardaya, e a gerente de Articulação de Políticas Públicas para a Mulher, Cristiane Santana.

Skip to content