Ruiter quer Corumbá em novo programa nacional de habitação

 Prefeitura de Corumbá

  
Cadastramento de famílias para novas moradias começa em breve

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) quer inserir Corumbá no Programa Nacional de Habitação “Minha Casa, Minha Vida”, lançado pelo Governo Lula para reduzir em 14% o déficit de moradias no Brasil com a construção de um milhão de casas em todo o País. O programa vai atender famílias com renda de até 10 salários mínimos, priorizando as que vivem de até 3 salários. Nos próximos dias, a prefeitura inicia o cadastramento de famílias que sonham com a casa própria em Corumbá. O cadastro servirá para selecionar as que atendem aos critérios do programa nacional e, portanto, poderão ser inscritas pelo Município para conquistar o benefício.

O Minha Casa, Minha Vida estabeleceu vários critérios para aprovação dos projetos e entre eles está o empenho dos estados e municípios em oferecer incentivos que ajudem a viabilizar a construção das casas. A equipe da prefeitura de Corumbá já estuda como fará isso. “Vamos doar terrenos, não cobraremos ISS nem ITBI e vamos estudar também o esforço que podemos fazer para oferecer contrapartida financeira”, explica o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira.

A falta de moradia está entre os problemas sociais mais graves de Corumbá. Aproximadamente 4 mil famílias hoje moram em áreas de risco ou irregulares. O Município conseguiu aprovar dentro do PAC um projeto para construir 800 casas, com toda infra-estrutura ao redor, já em execução. Foi criado também um programa de auxílio habitacional ao servidor (PAHS), em que o Município paga até 50% do valor da prestação da casa, limitado a meio salário mínimo.

Inserir Corumbá no Minha Casa, Minha Vida vai aumentar também a oferta de empregos, outro resultado muito importante para a cidade. Nesta quinta-feira engenheiros e assistentes sociais do Município reúnem-se para definir locais e datas para o cadastramento das famílias. Eles vão espalhar pontos de atendimento por toda a cidade para facilitar o acesso da população e agilizar o trabalho. “Vamos somar esforços, desenvolver bons projetos, conversar com quem precisar e, assim como fizemos com o PAC, vamos perseverar para incluir Corumbá no Minha Casa, Minha Vida”, afirmou o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira.

Skip to content