Ação Social atende comunidade da Nova Corumbá neste sábado

A 26ª edição do programa Prefeito Presente prossegue hoje, 06 de junho, com a Ação Social, das 08h às 13h na Escola Clio Proença, atendendo a comunidade moradora na região do bairro Nova Corumbá. Durante o período, os moradores contarão com orientações referentes a Cadastro Único e Bolsa Família e Carteira de Passe Livre Municipal para o idoso e pessoas deficientes, através da Secretaria Executiva de Assistência Social; defesa do consumidor, pelo PROCON; orientações jurídicas por meio da Procuradoria Geral do Município e pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul; Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS, planejamento familiar, aleitamento materno, vigilância alimentar e nutricional, saúde do idoso, saúde mental, Estratégia da Saúde da Família, hiperdia, tuberculose e hanseníase, saúde do trabalhador, a cargo da Secretaria Executiva de Saúde Pública.

Contarão também com orientações para mulheres gestantes, com a Secretaria Executiva de Educação; informações sobre a Previdência Social, com o INSS; 2ª via da Certidão de Nascimento, Cartório 2º Oficio; orientações sobre Imposto Territorial Urbano – IPTU e orientações para as micro e pequenas empresas dos bairros, com a Secretaria de Finanças e Administração; informações sobre programas habitacionais (PAC, Pró-Moradia, Casa Nova, entre outros) pela Secretaria Executiva de Habitação e Regularização Fundiária, além de informações sobre crédito e aquisição habitacional, a cargo da Caixa Econômica Federal.

A comunidade terá à disposição atendimento médico, aplicação de flúor, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinas para crianças e adultos, corte de cabelos, e cadastro de pessoas para o Cartão do Cidadão (CEF).

Serão disponibilizadas oficinas sobre grafite, capoeira, Mulheres: Mãos que ensinam cuidar do Meio Ambiente com Exposição dos trabalhos, chaveiros de linha e contas coloridas, artesanato com material reciclável, Programa de Inclusão Digital (SENAI), palestra sobre Prevenção de Acidentes na Infância (Defesa Civil), além de ações educativas com material reciclável.

Para as crianças, a Prefeitura reserva uma infinidade de atividades recreativas como jogos de tênis de mesa, futebol de campo, pinturas em desenhos, pintura facial com símbolos do trânsito, balomania, brincadeiras educativas sobre o trânsito, apresentação de dança de quadrilha “Muito CAPs ad”, apresentação da peça teatral “Divulgando Corumbá”, aula de alongamento – Projeto Nossa Gente Saudável, apresentações da Banda Manoel Florêncio e da Oficina de Dança da Prefeitura.

Outras atividades previstas são: entrega da cartilha “Orientação para Gestantes”; exposição dos trabalhos: Brinquedos e bonecas de tecidos para bebê; encerramento da Oficina “Contação de histórias”; encerramento do Curso “Orientações Gerais para Gestantes”; encerramento da Oficina de bebidas típicas( batidinhas) para Festa de São João com exposição dos produtos, e encerramento da Oficina Decoração de garrafas PET com motivos juninos com exposição das peças.

Estão previstas ainda exposição de artesanato do CAPS ad; inscrição de voluntários para “Capacitação de Defesa Civil”; distribuição de folders educativos sobre o trânsito; campanha: Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes; distribuição de mudas de maracujá, mamão e pimenta; sache de mel e sucos alternativos; distribuição de receitas de alimentos alternativos; degustação de alimentos alternativos, e inscrição para oficina de reaproveitamento de alimentos.

Os trabalhos serão desenvolvidos pela Prefeitura Municipal, que disponibilizará completa estrutura, com todas as suas pastas envolvidas no atendimento. Além disso, tem apoio de parceiros como a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul que disponibilizará listagem de documentos necessários para interposição de ações, informar como se deve proceder neste caso, quais os procedimentos a adotar, além de prestar orientação jurídica à comunidade necessitada.

O SENAI também estará presente, disponibilizando o programa de inclusão digital para crianças com idade entre 6 e 12 anos, bem como a pessoas com idade acima de 60 anos. Outro parceiro, a Caixa Econômica Federal, estará com uma equipe atendendo a comunidade. Além do CPF, vai disponibilizar também o Cartão do Cidadão, bem como fornecendo informações gerais sobre os programas habitacionais do Governo Federal.

A Justiça Eleitoral também é parceira da Prefeitura na Ação. Através do Cartório Eleitoral da 7ª Zona, disponibilizará uma equipe para emissão de título de eleitor. Já o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT), do Governo do Estado, vai emitir Carteira do Trabalho.

Outro parceiro é o INSS, que prestará todos os tipos de informações sobre a Previdência Social, inclusive agendando atendimento para aposentadoria. Já a Junta Militar, além do alistamento, vai disponibilizar segunda via do Certificado de Dispensa, bem como atestado de desobrigação.

Na Ação será possível também providenciar primeira via do Registro Geral (RG), a cargo da Unidade de Identificação de Corumbá (Polícia Civil). Outro parceiro, o Cartório 2º Ofício vai atender a comunidade com emissão de certidão de nascimento.

Skip to content