Corumbá comemora Dia de São Pedro nesta segunda-feira

A comunidade do bairro Cervejaria comemora hoje, segunda-feira, o dia de São Pedro. A festa será aberta às 12h com um almoço, a base de peixe, no pátio da Igreja de São Pedro, e é aberta à população corumbaense. O ponto alto será a procissão fluvial pelo rio Paraguai a partir das 15h. À noite, às 19h, acontece uma missa em homenagem a santo com quermesse, e às 20h, show com a Banda Destak.

Padroeiro dos pescadores, o dia de São Pedro, 29 de junho, é comemorado com grande ênfase pela comunidade corumbaense. Esta tradição fez com que, em 2005, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira incluísse a festa no calendário cultural e turístico de Corumbá.

A festa é realizada pela comunidade do bairro Cervejaria e tem apoio da Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, parceria que permitiu o resgate de uma das mais tradicionais festas da cidade que, no início do século 21, parecia fadada ao esquecimento.

O município participa do evento garantindo a infra-estrutura, como a praça de alimentação, e organiza a procissão, que conta inclusive com grandes embarcações que saem do Porto Geral conduzindo moradores da Cervejaria e de outras localidades da região ribeirinha, na maioria pescadores, e até turistas. Além de demonstrar devoção ao santo, os participantes enfeitam os barcos, dando maior brilho ao ato.

Após o retorno ao porto, os fiéis seguem em procissão a pé até a Igreja de São Pedro, na Cervejaria, para a missa, celebrada pelo padre Osvaldo Scotti, um dos incentivadores da festa.

Skip to content