Corumbaense é novo governador do Distrito 4470 do Rotary

 Fotos: Prefeitura de Corumbá

  
Solenidade de posse foi sábado à noite

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira prestigiou na noite de sábado, a posse de Sérgio de Araújo Philbóis como Governador do Rotary Club, Distrito 4470. Ele assumiu o cargo em substituição a Manoel Carlos Menezes Zaffalon e, após 32 anos, a instituição volta ser governada por um corumbaense, fato destacado pelo prefeito, principalmente por Sérgio ser filho de Ney Philbóis, já falecido, “pessoa muito querida, por quem eu tinha afeição e respeito muito grande”.

Ruiter, que estava acompanhado da primeira dama Beatriz Cavassa de Oliveira, secretária Especial de Integração das Políticas Sociais, fez questão de participar da solenidade, ressaltado que foi “um momento de muita alegria” em ver um corumbaense assumindo o cargo de Governador de uma instituição que abrange 79 unidades rotárias nas regiões de Mato Grosso do Sul, e parte de São Paulo, Bolívia e Paraguai. O prefeito desejou sucesso a Philbóis nesta gestão 2009/2010, e que ele siga os caminhos de seu pai, governando com “firmeza, dedicação e sentimento”, como agia Ney Philbóis em vida.

Considerou o trabalho de Sérgio Philbóis árduo, principalmente pelo fato de que terá que estar presente nas 79 unidades rotárias que integram o Distrito 4470, e que será preciso “caminhar com propriedade” para atingir os objetivos propostos pelo Rotary Club. Ruiter colocou-se à disposição do novo governador, para “somar, caminhar juntos na trilha do bem construir”, para uma comunidade justa e solidária.

O prefeito lembrou que esta parceria com o Rotary já acontece hoje, em Corumbá, através de ações conjuntas nas áreas de saúde, educação e social, principalmente. Prova disso é a presença da instituição entre as entidades que contribuem para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria do Hospital de Caridade, que são responsáveis pela destinação de recursos repassados através de convênios, pela Prefeitura.

Ressalta também a parceria na área educacional, onde o Rotary conta com uma escola na região do Cristo Redentor e, no ano passado, inaugurou a Sala de Informática, espaço que está permitindo a inclusão digital dos 800 alunos do estabelecimento de ensino, além da parceria durante as campanhas de vacinação contra a paralisia infantil, e outras ações. “O Rotary sempre foi um parceiro da Prefeitura nas ações sociais desenvolvidas em benefício da população corumbaense”, comentou.

Fortalecimento

Sérgio Philbóis tomou posse pregando o fortalecimento, cada vez, do Rotary Club. Lembrou um dos principais desafios da instituição que é a erradicação da poliomielite no mundo. Disse que houve um grande avanço, mas que o trabalho somente estará completo, quando não for registrado mais nenhum caso em todos os países. “Temos que erradicar a pólio, uma doença que tanto mutilou. Para isso, é preciso trabalho”, pregou, lembrando que em apenas quatro países do mundo, ainda se registram casos da paralisia infantil: Índia, Afeganistão, Paquistão e Nigéria.

A solenidade aconteceu no salão de eventos do Hotel Nacional e marcou também as posses de Luiza Martins como presidente do Rotary Club Corumbá, em substituição a Antônio Paulo Leite; de Maria Angélica Calábria (Teca), na presidência da Casa da Amizade, no lugar de Jolisse Saad Leite; de Lisbhet Cazzadilla Gutierrez, como presidente do Rotary Clube Corumbá/Puerto Suarez Centenário, bem como dos diretores que integram os conselhos das instituições.

Foi um ato bastante concorrido com as presenças de autoridades como o prefeito José Antônio Assad e Faria, de Ladário; comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general-de-brigada Roberto Jungthon; Capitão de Mar e Guerra, Alexandre de Morais Reis, que representou o contra-almirante Edlander Santos, comandante do 6º Distrito Naval de Ladário; Lamartine de Figueiredo Costa, secretário municipal de Ações Sociais, além de integrantes do Rotary Clube representando as 79 unidades que integram o Distrito.

O Rotary Club Corumbá foi fundado em 2 de janeiro de 1940. Faz parte de um dos 32 mil clubes existentes em 207 países. Ao todo são 1,2 milhão de sócios, profissionais liberais, de negócios, que atuam para servir as comunidades mais carentes. No Brasil, são 38 distritos com mais de 2.300 unidades rotárias, das quais fazem parte mais de 53.000 rotarianos.

  
Na posse, Ruiter lembrou Ney Philbóis, pai de Sérgio, novo governador

Skip to content