Ruiter vê recuperação econômica no setor de mineração

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou, na noite desta sexta-feira, 26 de junho, da cerimônia de entrega de prêmios aos funcionários veteranos da Rio Tinto. No evento, realizado na sede do Ygarapé Eventos, Ruiter esteve acompanhado pela primeira-dama e secretária Especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira.

Ruiter destacou que a iniciativa da mineradora é uma justa homenagem “aqueles que de fato contribuem para o engrandecimento da empresa”, no caso os funcionários da companhia.

O chefe do Executivo corumbaense aproveitou o evento e reforçou a aposta na retomada do projeto de expansão que a Rio Tinto tem para Corumbá. A proposta prevê a ampliação da produção dos atuais 2 milhões de toneladas por ano para 12 milhões de toneladas de minério de ferro.

Pela proposta, que está paralisada em função da instabilidade financeira internacional, seriam investidos cerca de cerca de US$ 700 milhões na expansão da mina de minério de ferro em Corumbá, e implantada uma correia transportadora do minério da mina até o porto de Albuquerque, construção incluída no projeto. Os investimentos fazem parte de um pacote de US$ 2.15 bilhões aprovado – antes da crise – em Londres, pela direção do grupo, que prevê investimentos no setor de logística, inclusive um porto no Uruguai.

“O sistema de mineração e siderurgia sofreu abalos com a instabilidade financeira mundial, mas, dá fortes sinais de recuperação. A transação da Rio Tinto com Vale nos traz o compromisso de que os empregos sejam mantidos e a sequência desse processo muito importante região”, avaliou o prefeito Ruiter Cunha.

Skip to content