Economia solidária presente na Semana do Meio Ambiente

 Prefeitura de Corumbá

  

 Aula inaugural aconteceu no Fórum

Geração de renda a partir da reciclagem e do reaproveitamento de materiais que antes ia para o lixo e a preservação da fauna e flora pantaneira. Esses são os objetivos do Projeto Alma (Arte, Lixo e Meio Ambiente), relançado ontem a tarde durante reunião do Fórum de Enfrentamento à Violência das Mulheres do Campo e Comunidades, realizada no auditório do Fórum de Corumbá.

Implantado em 2005 junto às internas do Estabelecimento Penal, o projeto deu tão certo que foi expandido para as comunidades do Previsul, Nossa Senhora de Fátima, Universitário e para os bairros da região ribeirinha. Em 2009, o Alma é realizado juntamente com a Prefeitura de Ladário e será levado paras mulheres da zona rural das duas cidades. Serão atendidos os assentamentos Tamarineiro I e II, Taquaral, Paiolzinho, Mato Grande, Antônio Maria Coelho, São Gabriel e o Assentamnto 72.

A estimativa é que pelo menos 200 pessoas recebam as aulas de cidadania e preservação do meio ambiente, além das oficinas de materiais recicláveis e do reaproveitamento dos recursos naturais. “Nosso objetivo é fazer com que essas mulheres trabalhem com os materiais encontrados na própria comunidade” explicou Cristiane Santana, gerente de Articulaçâo de Políticas Públicas da Mulher.

“Estes produtos podem ser comercializados e complementar a renda destas famílias”, continuou. Com o aumento do número de assistidos, o encerramento desta turma do Alma acontecerá apenas em abril de 2010. As atividades são organizadas pela Secretaria de Promoçaõ da Cidadania, através da Gerência de Articulação de Políticas da Mulher, e da Superintendência de Articulação de Políticas  Públicas da Mulher de Ladário.

Skip to content