Muita música e dança na última noite do Banho de São João

 Prefeitura de Corumbá
  

 Quadrilha Anjos Dourados animou o público na última noite do Arraial do Banho de São João

O bom público que compareceu ao Porto Geral de Corumbá na última noite do Arraial do Banho de São João não se inibiu com o frio e aproveitou ao máximo as apresentações que fecharam a mais tradiconal festa junina de Mato Grosso do Sul. Além da Feira Gastronômica e Artesanato, a Banda de Música Manoel Florêncio, o grupo de dança Anjos Dourados, de Ladário, e a dupla Nataly e Nando garantiram a animação dos festeiros.

“É muito prazeroso participar de um evento como este e poder apresentar ao público um repertório diferente, que passa pelo clássico e pelo popular”. Afirmou o professor José Carlos Marques, maestro da Manoel Florêncio. No próximo dia 10 de julho, a banda viaja para se apresentar em Londrina.

A quadrilha mirim do Anjos Dourados homenageou o povo chines. Com as vestimentas confeccionadas a base de cetim, os pequenos arracancaram muitos aplausos dos espectadores. Em seguida, os adultos do grupo ladarense encenaram o tradicional casamento capira, estilizado com ritmos modernos. Show com a dupla Nataly e Nando fechou a noite.

“O São João é uma festa diferente das outras, tanto em música como em ritmo. Ela faz parte da nossa cultura e o povo tem uma ligação afetiva maior do que as outras festas. É tanto quanto o carnaval”, afirmou a superintendente de cultura Heloísa Helena Urt. “O corumbaense cresce ouvindo estes ritmos, vendo estas manifestações culturais e isso acaba fazendo parte da vida da gente. Quanto tem o dia da festa, mesmo quem não é festeiro, se envolve”, continuou

“A festa foi um sucesso. Acertamos muito em termos mudado o local do palco. Este foi o grande diferencial deste ano”, disse Heloisa. “Temos que procurar, a cada ano que passa, colocar novas atividades e atrações porque é isto que vai fazendo com que festa fique diferente e as pessoas se envolvam mais”.

A superintendente destacou a importância dos Bonecos Gigantes e da Tenda Mistica na festa. “A procura pela tenda, por exemplo, foi tanta que tivemos que distribuir senha. Foi uma experiência que deu certo e que no ano que vem pretendemos fazer com mais estrutura, mais pessoas. Tenho certeza que, dentro da festa, esta já é outra atração que vai se fixar”.

Para o ano que vem, a festa terá outro espaço incluído na festa do Banho. “A capela inaugurada nesta quarta-feira é tão importante que na última reunião dos festeiros eles começaram a se organizar para que no próximo ano eles façam uma novena ali. Já é mais uma atividade dentro dos festejos. Isso tudo torna a festa de Corumbá cada vez mais atrativa aos olhos, tanto dos corumbaenses quanto do pessoal de fora”, completou.

Skip to content