Prefeito Presente capacita mães e gestantes em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  
No sábado, nova exposição de material produzido por mães e gestantes, durante a Ação Prefeito Presente

Mulheres residentes na região da Nova Corumbá, Guatós e bairros vizinhos, estão participando de oficinas educativas como parte da 26ª edição da Ação Prefeito Presente, que será aberta nesta sexta-feira pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. São cursos voltados para mães e gestantes que, além de orientação para uma gestação saudável, estão aprendendo a confeccionar brinquedos com sucatas e bonecas de tecidos para bebê.

Os cursos estão sendo ministrados por uma equipe da Secretaria Executiva de Educação e foram iniciados na última terça-feira. As aulas acontecem na Escola Municipal Clio Proença que, na sexta e sábado, será palco da Ação Prefeito Presente. Trinta mulheres estão participando das atividades e as aulas acontecem a partir das 17h30.

Todo material produzido será exposto no sábado, durante a ação social do Prefeito Presente. Os cursos fazem parte do novo formato do programa social, considerado carro chefe da administração do prefeito Ruiter Cunha. Além disso, durante o evento, a Prefeitura sorteará kits para bebês entre as mulheres que estão participando das atividades.

Batidas

Além disso, um grupo de 17 pessoas concluiu na quarta-feira, a oficina de bebidas típicas (batidinhas) para Festa de São João. A capacitação foi realizada pela Superintendência de Cultura. Segundo a superintendente Heloisa Helena da Costa Urt, foram produzidos dez tipos de batidas que, no sábado, serão apresentadas à comunidade.

“São batidinhas com vários sabores, chocolate, amendoim, entre outros. Além disso, no curso, os participantes aprenderam a enfeitar garrafas pets com detalhes típicos da época (festa junina), que servirão de frascos para armazenar a bebida”, disse Heloisa.

Segundo ela, o curso cumpre também uma função importante que é a reciclagem, bem como auxilia as pessoas no aumento da renda familiar. “Todos os participantes estão em condições agora, de produzir batidas típicas de época que podem ser vendidas à população. A exposição, no sábado, será importante para isto”, completou.

Ação

A 26ª edição da Ação Prefeito Presente será aberta amanhã à tarde, às 14h, pelo prefeito Ruiter Cunha, com a Prefeitura Itinerante. Na oportunidade, o chefe do executivo corumbaense manterá audiências com representantes das lideranças de todos os bairros atendidos. Ele estará acompanhado de toda sua equipe de Governo.

No sábado, 6 de junho, acontece a ação social. Com apoio de parceiros, a Prefeitura vai disponibilizar uma série de serviços à comunidade e a previsão é beneficiar uma população estimada de cerca de 8 mil pessoas.

Além de todas as pastas da Prefeitura de Corumbá, a comunidade contará também com serviços prestados pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul que disponibilizará listagem de documentos necessários para interposição de ações, informar como se deve proceder neste caso, quais os procedimentos a adotar, além de prestar orientação jurídica à comunidade necessitada.

O SENAI também estará presente, disponibilizando o programa de inclusão digital para crianças com idade entre 6 e 12 anos, bem como a pessoas com idade acima de 60 anos. Outro parceiro, a Caixa Econômica Federal, estará com uma equipe atendendo a comunidade. Além do CPF, vai disponibilizar também o Cartão do Cidadão, bem como fornecendo informações gerais sobre os programas habitacionais do Governo Federal.

A Justiça Eleitoral também é parceira da Prefeitura na Ação. Através do Cartório Eleitoral da 7ª Zona, disponibilizará uma equipe para emissão de título de eleitor. Já o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT), do Governo do Estado, vai emitir Carteira do Trabalho.

Outro parceiro é o INSS, que prestará todos os tipos de informações sobre a Previdência Social, inclusive agendando atendimento para aposentadoria. Já a Junta Militar, além do alistamento, vai disponibilizar segunda via do Certificado de Dispensa, bem como atestado de desobrigação.

Na Ação será possível também providenciar primeira via do Registro Geral (RG), a cargo da Unidade de Identificação de Corumbá (Polícia Civil). Outro parceiro, o Cartório 2º Oficio vai atender a comunidade com emissão de certidão de nascimento.

 Prefeitura de Corumbá

  
Cursos acontecem na Escola Clio Proença

Skip to content