Prefeitura e Marinha reforçam ações para atender ribeirinhos

 Prefeitura de Corumbá

  
Prefeito e comandante da Marinha reforçaram ações para atender população ribeirinha no Pantanal

A Prefeitura de Corumbá e a Marinha do Brasil, através do 6º Distrito Naval de Ladário, planejam realizar uma ação conjunta, em julho, para atender a população ribeirinha na região pantaneira. Os detalhes já estão sendo tratados entre o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e o contra-almirante Edlander Santos, comandante do Distrito Naval, e os trabalhos serão desenvolvidos a bordo do Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, recentemente incorporado à unidade militar.

O assunto foi tratado na manhã desta segunda-feira, durante uma visita do contra-almirante Edlander Santos ao prefeito Ruiter Cunha. “A Marinha do Brasil sempre foi parceira de Corumbá nas mais diferentes ações, principalmente voltadas ao atendimento da nossa população ribeirinha”, afirmou Ruiter, lembrando que, no encontro de hoje com o comandante, um dos assuntos abordados foi justamente a primeira ação conjunta a bordo do navio hospitalar.

“Trata-se de uma embarcação equipada em condições de prestar assistência médico-hospitalar, odontológica e sanitária. Reforça ainda mais as ações que a Marinha do Brasil realiza junto com a Prefeitura de Corumbá, para atender a população ribeirinha”, disse o prefeito.

Além de reforçar a parceria, o contra-almirante Edlander colocou toda a instituição à disposição de Corumbá. Trocou idéias com Ruiter sobre desenvolvimento de um trabalho conjunto, reforçando a parceria já existente, que permitiu inclusive a realização da Ação Prefeito Presente voltada especificamente para a população ribeirinha, da Barra do São Lourenço ao Forte Coimbra, além de outros tipos de atendimento como vacinação, inclusive com uso de helicóptero.

Ruiter destaca o valoroso trabalho social realizado pela Marinha do Brasil em toda a extensão do Pantanal, e que o apoio aos programas desenvolvidos pela Prefeitura, tem sido fundamental para levar “assistência social, sanitária, médico-hospitalar e odontológica às famílias que residem em pleno Pantanal Sulmatogrossense”.

Batalha do Riachuelo

Durante a visita, o comandante convidou o prefeito Ruiter Cunha para participar das comemorações referentes ao 144º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, em 11 de junho. Este ano, a programação será aberta no dia 6, sábado, às 9h, com uma exposição da Marinha do Brasil no Porto Geral de Corumbá. Edlander informa que as embarcações estarão abertas para visitação pública.

O ponto alto das comemorações será no dia 10 de junho, a partir das 9h, com uma cerimônia cívico-militar. Será em frente ao Pórtico do 6º Distrito Naval. A data vai marcar ainda a saída da primeira viagem do Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, para uma ação de atendimento aos ribeirinhos no Pantanal de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Skip to content