Prefeitura de Corumbá |
|
Os 144 anos da Batalha Naval do Riachuelo foram comemorados na manhã desta quarta-feira, 10 de junho, em frente ao Pórtico do 6º Distrito Naval
Presidida pelo comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Edlander Santos, a solenidade inovou com a introdução do cerimonial de Troca da Guarda da Fortaleza, que acontecerá no último domingo de cada mês, sempre ao pôr-do-sol. Os militares são os responsáveis pela segurança do Pórtico. A cerimônia instituída hoje lembra muito a Troca da Guarda Real do Palácio de Buckingham, em Londres na Inglaterra.
Na mensagem enviada ao 6º Distrito Naval, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reafirmou o compromisso do Governo Federal em garantir a “capacidade operativa” das Forças Armadas brasileiras. Especificamente sobre a Marinha, Lula disse que a “Força naval brasileira vem passando por um período de notável evolução propiciada pelos recentes investimentos feitos pelo Governo” nas áreas de “tecnologia militar”.
O comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, que comandou o sexto Distrito, destacou na Ordem do Dia que está sendo encaminhado, ao ministro da Defesa, “o nosso Plano de Equipamento e Articulação, por meio do qual tenciona-se obter a plena capacitação, não só para o cumprimento das tarefas básicas do Poder Naval, como para o atendimento, com eficácia, das atividades subsidiárias afetas à Autoridade Marítima, contribuindo para a salvaguarda dos recursos de nossa Amazônia Azul”.
O comandante do 6º Distrito Naval afirmou que o espírito heróico dos marinheiros durante a Batalha do Riachuelo possibilitou à Marinha do Brasil “consolidar e ampliar a Amazônia Azul”, que hoje são mais de 950 mil quilômetros “em águas jurisdicionais” de onde se “extrai petróleo e passa a navegação comercial brasileira”.
“É uma data muito significativa para a história militar do País, uma data importante para a Marinha, é um dia em que nós, moradores dessa região, devemos reverenciar essa instituição que tanto contribuiu e contribui para a formação do nosso povo”, disse o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.