Aclaud recebe veículo adquirido com recursos do FMIS

Clóvis Neto
  

 A entrega aconteceu na sede da Aclaud

O secretário de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, gestor do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS), e a primeira-dama e secretária especial de Integração de Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, realizaram na manhã desta terça-feira, 4 de agosto, a entrega de um veículo, tipo kombi, à Aclaud (Associação Corumbaense e Ladarense de Assistência aos Usuários de Drogas).

“Conhecemos o trabalho que a Aclaud realiza na cidade e, sem dúvida, esta entrega que acontece hoje será de grande importância para que as ações realizadas pela entidade sejam feitas de uma forma ainda melhor, mais abrangente”, destacou Beatriz Cavassa.

“O prefeito Ruiter sempre acompanhou bem de perto as questões sociais do município. E ele tem um olhar especial para os portadores de dependência química”, lembrou o secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, também presente na entrega. “A entidade, apesar das dificuldades, vem mostrando que é possivel realizar este trabalho importantíssimo para a sociedade”, complementou.

O veículo custou R$ quase 60 mil e foi adiquirido por recursos do FMIS. Cássio lembrou que outras duas entidades, o Desafio Jovem Peniel e a Cripan, foram beneficiadas com o mesmo valor e devem receber os veículos já nos próximos dias. “Qualquer entidade cadastrada no Conselho Municipal de Assitência Social pode apresentar seus projetos ao FMIS”, lembrou o secretário.

O conselho do Fundo Municipal de Investimento Social se reúne periodicamente para avaliar as propostas. “Um exemplo de projeto mantido pelo FMIS é a capacitação dos moradores envolvidos no Se Essa Rua Fosse Minha”, disse o secretário de Gestão Governamental.

Segundo o presidente da Aclaud, Cândido Antônio Pinheiro Martins, a kombi deve auxiliar, e muito, o trabalho desenvolvido na entidade. “Este é o único veículo que a Aclaud possuiu. Ele será usado para fazer o transporte dos internos e para buscar as as doações que nos são feitas”, contou.

Fundada a 18 anos, a Associação Corumbaense e Ladarense de Assitência aos Usuários de Drogas é responsável pela Comunidade Terapêutica Fazenda do Senhor Jesus, que hoje atende gratuitamente 15 pessoas que tentam superar a dependência química. A entidade se mantém com a doações que recebe da comunidade.

“Nossa capacidade é para 15 internos, mas hoje temos 18 pessoas esperando por uma vaga”, disse Toninho. Praticamente todos os paciantes são de famílias de baixa renda e que não teriam condições de pagar um tratamento particular.

Para angariar fundos, a entidade realiza no próximo dias 29 de agosto, na Associação Médica de Corumbá, um bingo, onde o principal prêmio é uma novilha. As cartelas custam R$ 10,00 e podem ser adquiridas na sede da Aclaud, rua Delamare número 963, ou pelo fone 3231-5947.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content