Corumbá auxilia na implantação do Projovem em Ladário

 Gilson de Carvalho
  

 Acompanhado do deputado Paulo Duarte, Ruiter participou da entrega dos kits em Ladário

O prefeito de Ladário, José Antonio Assad e Faria (PT), afirmou que familiares e amigos devem formar uma “torcida organizada” para dar apoio a cada um dos 100 ladarenses incluidos no programa Projovem Trabalhador no treinamento de seis meses que pode definir o rumo profissional deles. “É a vida que está em jogo, e por trás de cada um deles existem os pais, os amigos, que devem compor uma grande torcida organizada para ajudar na busca dos seus sonhos”, destacou o prefeito. “Agradeço ao amigo Ruiter (Cunha) por nos ajudar a garantir essas 100 vagas, é muito importante ter um amigo para caminharmos juntos”, acrescentou.

O prefeito Ruiter Cunha, o deputado estadual Paulo Duarte, o gerente de Ações da Juventude de Corumbá, Márcio Cavasana, o secretário de Assistência Social ladarense, Juvenal Ávila, e o gerente regional do Senac em Corumbá, Rafael Delsin, também participaram da cerimônia de entrega dos kits estudantis e uniformes aos 100 jovens, na noite de sexta-feira, na sede do SSCH.

Corumbá garantiu as 1000 vagas do programa e, num gesto de amizade, repassou 100 para Ladário, que na administração passada, encerrada em dezembro de 2008, perdeu o prazo para se inscrever no governo federal. O prefeito José Antonio explicou que ainda chegou a tentar a inscrição este ano em Brasília, mas não havia mais tempo.

As qualificações são na área de telemática, meio ambiente, saúde, promoção da qualidade de vida, turismo e hospitalidade, e construção e reparos. Os cursos nestes quatro eixos são de operador de micro; revendedor de celulares e lojas de informática; assistência em micro; visitador sanitário; recepcionista de consultório médico; atendente de farmácia; agente ambiental; auxiliar de garçom; guia de turismo e organizador de evento; pintor; gesseiro; manutenção em edificações e ladrilheiro.

O gerente do Senac, Rafael Delsin, esclareceu que no mínimo 30% dos jovens ladarenses capacitados serão encaminhados para o mercado de trabalho, ou seja, 30 serão beneficiados. “O município de Ladário pode absorver mão-de-obra no setor de turismo, saúde e construção e reparos”, comentou Delsin. Cada um dos jovens receberá uma bolsa mensal de R$ 100 enquanto estiver estudando nas unidades do Senac, durante seis meses.

A estudante ladarense Suelene Souza, de 22 anos, aluna da Escola Leme do Prado, uma das contempladas, vai se capacitar em atendente de consultório médico. Ele decidiu se increver ao receber na escola um folheto entregue por um assessor da Secretaria Municipal de Assistência Social, responsábel pelo cadastro do Projovem Trabalhador em Ladário. “É a grande oportunidade para meu primeiro emprego”, afirmou.

Assessoria da Prefeitura de Ladário

Skip to content