Iniciativas envolvem parceria com Ladário e cidades bolivianas

 Gilson de Carvalho
  

 Lamartine e Viviane Ametlla apresentaram as ações desenvolvidas ao longo do ano em Corumbá, Ladário e nas cidades bolivianas da fronteira

Durante o encontro do Comitê de Combate à Dengue, realizado nesta segunda-feira, a gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Viviane Ametlla, apresentou um resumo das ações desencadeadas não só em Corumbá, como também em Ladário e nas cidades bolivianas da fronteira, em parceria com as prefeituras municipais.

Só na Ação Troque com a Gente, que aconteceu de 19 a 31 de janeiro de 2009 e entre 17 e 19 de fevereiro em Corumbá e Ladário, foram envolvidos os bairros Centro, Aeroporto, Maria Leite, Guarani, Nova Corumbá, Jardim dos Estados, Nossa Senhora de Fátima, Cervejaria, Arthur Marinho, Guanã e Guatós, Popular Velha, Cristo Redentor e Cravo vermelho. Ao todo foram distribuídos mais de 5.500 kits escolares e retiradas toneladas de lixo das residências.

Mutirões de limpeza foram executados no cemitério Santa Cruz e nos bairros Maria Leite, Popular Velha, Dom Bosco, Generoso, Cervejaria, Arthur Marinho e Centro. Nos bairros Centro América e Maria Leite foi feito o mutirão focado, com recolhimento de demais reservatórios, segundo orientações da Coordenação Estadual, baseado nas análises das notificações semanais de dengue, últimos índices de infestação predial por Aedes aegypti, por microáreas, e histórico do número de depósitos positivos, por tipo.

Nos bairros onde o LIRAa foi elevado, equipes de controle químico, sendo 12 agentes e um supervisor, foram deslocados para atuar no controle químico casa-a-casa, com bombas costais motorizadas e uma equipe com 8 homens mais um supervisor, que atuaram na borrifação espacial com carros equipados com bombas pesadas de UBV (fumacê), fazendo todo o bloqueio dos bairros da cidade, com um intervalo de 4 dias entre os ciclos.

As equipes também foram deslocadas para atuar na fronteira Brasil/Bolívia, nas cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suarez. Ainda na região de fronteira, a Secretaria Exectuiva de Saúde promoveu a capacitação de 80 pessoas em Puerto Quijarro para combate à dengue (atuação em mutirões de limpeza e bloqueio de casos) e realizou o Liraa em Puerto Quijarro, com 20 agentes de endemias e todos os supervisores da equipe da Dengue de Corumbá.

No período de 07 a 11 de Julho foi realizada uma Capacitação Estadual com todos os agentes de endemias (mecânico e químico), na qual foram abordados temas como Ética, Vigilância Epidemiológica, Noções sobre Zoonoses, Organização das operações de campo, Reconhecimento Geográfico, Visita Domiciliar, Métodos de Controle Químico, UBV, Zoneamento, Liraa, e Remoção dos criadouros e PNCD.

A capacitação foi necessária para sanar dúvidas surgidas durantes as ações realizadas de março a junho. Oitenta agentes de endemias foram contratados emergencialmente, assim como aqueles que já estavam inseridos dentro do Programa foram capacitados a realizar o trabalho de reconhecimento geográfico inserido na rotina da doença.

As notificações de dengue caíram abruptamente, desde a semana 20 (final de maio), contando com apenas 32 notificações da semana 27 a 30 (segunda quinzena de julho e primeira quinzena de agosto) com 0 notificações desde a semana 32. Atualmente, a rotina de visita domiciliar está em andamento, bem como o bloqueio químico e mecânico dos casos notificados.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content