Prefeito Presente atende pequeno produtor rural em Corumbá

 Arquivo PMC

  
Curso de prevenção e combate a queimadas faz parte do Prefeito Presente

A 27ª Ação Prefeito Presente inicia nesta segunda-feira, 3 de agosto, os atendimentos aos pequenos produtores rurais nos assentamentos Tamarineiro I e II (norte e sul), Paiolzinho, Taquaral (Agrovilas I, II e III), além da localidade do Jacadigo, com a realização do curso de prevenção e combate a queimadas (incêndio florestal). A capacitação vai até sexta-feira, na Igreja Batista, localizada no Paiolzinho.

O curso é destinado a 30 pessoas e será coordenado pela Gerência de Ações de Defesa Civil. Fábio Santos Catarineli, gerente da área, disse que os interessados em participar, podem fazer suas inscrições nesta segunda-feira, no próprio local. As aulas acontecem no período das 7h30 às 12h e, durante os cinco dias, os pequenos produtores rurais receberão informações sobre como prevenir queimadas florestais, técnicas de controle e combate, além de doutrina de defesa civil.

Além do curso de prevenção e combate a queimadas, estão previstos para o período de 4 a 7 de agosto, cursos e oficinas sobre confecção de brinquedos e bonecas de tecidos para bebê, orientação gerais para gestantes e contação de histórias.

Já nos dias 5 e 6, acontece um curso de fabricação caseira de derivados de leite. Outros dois cursos acontecem no dia 6, sobre conservas de frutas e hortaliças e de operador de motoserra. Também durante toda a semana, a Prefeitura vai desenvolver na região, o programa Corumbá mais Verde, com plantio de árvores nas escolas municipais rurais. Com relação ao curso de cestaria em salsaparrilha, as inscrições serão abertas logo após a ação, no sábado.

Outras oficinas estão previstas para o dia da ação. Serão relacionadas a customização de acessórios e camisetas, lembranças para o Dia dos Pais, Inclusão Digital, além de produção de detergente e amaciante caseiro. A ação será dia 8 de agosto, na Escola Municipal Rural Paiolzinho, a partir das 8h. Durante o período, além das atividades sociais, acontece a Prefeitura Itinerante, quando o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e toda sua equipe, estarão reunidos com as lideranças locais, ouvindo as principais reivindicações da comunidade.

Ao mesmo tempo, equipes da Prefeitura e parceiros estão disponibilizando os mais diferentes serviços. Serão orientações sobre Cadastro Único, recadastramento no Programa Bolsa Família, Carteira Municipal de Transporte para idoso e portadores de necessidades especiais, jurídica, DST/AIDs, planejamento familiar, programa de prevenção ao câncer de colo de útero, hiperdia, orientações a mulheres gestantes, sobre aposentadoria e previdência social, segunda via da certidão de nascimento, programas habitacionais, questões fundiárias, micro empreendedor individual, Serviço de Inspeção Municipal, bem como sobre a cadeia produtiva do leite e ordenha.

Estão previstos ainda atendimento médico, triagem odontológica, aplicação de flúor, vacina para crianças e adultos e corte de cabelo. No local a comunidade poderá requerer a primeira via do Registro Geral, primeira via do CPF (ambos para maiores de 16 anos), título de eleitor, bem como alistamento militar, certificado de dispensa de incorporação e atestado de desobrigação.

A Prefeitura vai levar também lazer e recreação para as crianças, através de pinturas em desenhos, pintura facial com símbolos do trânsito, balomania, brincadeiras educativas sobre o trânsito, brincadeira rio limpo, torneio de futebol de campo, apresentação de grupo de chamamé e parque infantil.

Parceiros

O programa é considerado um dos carros chefes da administração do prefeito Ruiter Cunha. Seu sucesso, conforme explica a secretária Beatriz, se deve também aos parceiros, como Exército Brasileiro (18ª Batalhão de Fronteira), Cartório Eleitoral, Caixa Econômica Federal (Agência de Corumbá), Agência do Trabalho e Emprego de Corumbá, Unidade de Identificação de Corumbá da Polícia Civil, Junta Militar, Cartório 2º Oficio, Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, SENAI, Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT), INSS, Sanesul e Empresa de Transportes Andorinha.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content