Vacinação contra paralisia começa na Ação Prefeito Presente

 Clóvis Neto
  

 Segunda etapa será lançada neste sabádo no Paiolzinho

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) abre no sábado, dia 8 de agosto, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Será durante a 27ª edição da Ação Prefeito Presente, na Escola Municipal Rural Paiolzinho, que vai atender as comunidades dos assentamentos Paiolzinho, Tamarineiro I e II (norte e sul), Taquaral (Agrovilas I, II e III), e do Jacadigo.

Foi o que informou hoje, segunda-feira, o secretário executivo de Saúde, Lauther Serra. Segundo ele, será mais um serviço que a Prefeitura colocará à disposição da população, especialmente para atender crianças de 0 a 5 anos. Lauther lembra que a imunização faz parte da segunda etapa da campanha, e que o Dia D de combate à doença é em 22 de agosto.

O secretário informa ainda que além da vacina contra a paralisia infantil estarão disponíveis também vacinas contra febre amarela, tetra valente, tríplice viral, rotavirus, tríplice bacteriana (DTP), hepatite B e contra tétano. Para os adultos estarão disponíveis doses contra febre amarela, tétano e hepatite B. O setor de Saúde Pública alerta sobre a necessidade da apresentação do cartão de vacinação.

Meta mantida

Segundo o coordenador do Núcleo de Imunização da Secretaria Executiva de Saúde Pública da Prefeitura Municipal, Wangley Campos, a meta é imunizar 10.194 crianças, a mesma da primeira etapa, quando Corumbá chegou a 104,06% de imunização, com 10.608 crianças vacinadas.

Ele informa que, além da campanha durante a Ação Prefeito Presente, doses da vacina também estarão à disposição da população nos centros de saúde mantidos pela Prefeitura até o dia 21 de agosto, exceto no Luiz Fragelli, bairro Universitário, e no Humberto Pereira, no Nossa Senhora de Fátima. Os dois, no Dia D, integram a relação dos postos que a Prefeitura vai disponibilizar à população.

A campanha é de extrema importância para evitar que a paralisia infantil volte atingir as crianças brasileiras, em especial, as corumbaenses. No Brasil, a doença foi erradicada há 18 anos.

Para o Dia D, a Saúde Pública vai disponibilizar 20 postos localizados em pontos estratégicos da cidade: Unidades Básicas de Saúde da Família São Bartolomeu, na rua Pernambuco, no João de Deus; Enio Cunha, na alameda Tamengo, bairro da Cervejaria; Popular Velha, na rua Teodomiro Serra, Popular Velha; Fernando Moutinho, na rua Rio Grande do Sul, bairro Cristo Redentor; Breno de Medeiros, na rua Ciríaco de Toledo, Popular Nova; Paulo Maissato, na rua Ciríaco de Toledo, Nova Corumbá; Kadwéus, na rua Ciríaco de Toledo, no Kadwéus; Gastão de Oliveira, na rua Nossa Senhora da Conceição, no Maria Leite; Dom Bosco, rua Dom Aquino, bairro Dom Bosco; Aeroporto, na rua Alan Kardec, no Aeroporto; Centro de Saúde da Ladeira Cunha e Cruz, no centro da cidade.

Vão funcionar ainda as Unidades Básicas de Saúde Luis Fragelli, na rua Eugênio Cunha, bairro Universitário, e Humberto Pereira, na rua Luiz Feitosa Rodrigues, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Outros postos serão o Centro de Saúde da Mulher, na 15 de Novembro, centro; Centro Integrado de Saúde, no antigo mercado municipal, centro; Escola Fernando de Barros, Extensão do Vitória Régia; Escola Estadual Maria Leite, na rua Porto Carrero, Vila Noroeste; Escola Almirante Tamandaré, no Guatós; Centro de Convivência dos Idosos, no Jardim dos Estados, além de uma unidade volante para atender hospitais e outros locais da cidade.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Social

Skip to content