XXI Jogos da Reme são abertos com grande festa em Corumbá

 Marcos Boaventura

  

 Abertura dos XXI jogos da REME aconteceu no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató 

Uma grande festa marcou a abertura dos XXI Jogos da Reme (Rede Municipal de Educação). A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (27) no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató. A competição é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Executiva de Educação, pasta ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, com apoio da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec).

“É o esporte como uma forma, um instrumento, uma ferramenta de se agregar, de se praticar o convívio familiar. O esporte tem um condão de unir os jovens e, através destas competições saudáveis, fazer a integração dos nossos alunos, dos professores e dos diretores das nossas escolas. Fazer deste grande momento um espaço de maior integração entre todos os componentes da Reme”, afirmou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

“Temos todo um carinho e uma sensibilidade muito grande com nossa juventude. São 18 mil alunos da Rede Municipal, então temos que estar cada vez mais nos aprimorando, incentivando, estimulando estes jovens. Aqui vemos os profissionais da educação, os estudantes dos assentamentos e da zona urbana se socializando. Corumbá é esta imensidão territorial e é aqui que eles se encontram, se conhecem através da competição. Isto também é importante. É o esporte formando pessoas, cidadãos que num futuro muito próximo estarão ajudando a construir a história da nossa cidade”, complementou o prefeito.

O secretário executivo de Educação, Hélio de Lima, destacou a participação das 19 escolas envolvidas nos XXI Jogos da Reme. “O mais importante é participar, ser solidário, conviver com os outros estudantes. Nesta edição temos alunos lá de Forte Coimbra, da escola Ludovina, e temos a Prefeitura toda representada, então é uma comunhão. A tocha olímpica simboliza isto, esta união das pessoas, o respeito pelas diferenças, pelas diversidades. Até o dia 4 a Prefeitura esta proporcionando aos alunos da Reme esta possibilidade com os jogos”, disse.

“É importante desenvolver o intelecto, mas também é importante desenvolver o corpo, o físico. Esta comunhão é positiva para todos nós. Corumbá merece”, complementou o secretário executivo de Educação. Neste ano, as modalidades em disputa são: atletismo, basquete, futebol sete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A competição contará com 1.200 atletas.

Solenidade

A abertura dos XXI Jogos da Reme começou com uma homenagem aos professores de Educação de Física, que no próximo dia 1º de setembro comemoram seu dia. O professor Deolindo Ferreira Barbosa – que ao longo de sua carreira profissional acumula diversas conquistas para o esporte corumbaense e sul-mato-grossense – recebeu das mãos da primeira-dama e secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, uma placa homenageando os relevantes serviços prestados à educação e ao desporto.

Depois de cantarem o hino nacional, executado pela Banda Manoel Florêncio, as delegações das escolas Almirante Tamandaré, Ângela Maria Perez, Barão do Rio Branco, Caic, Carlos Cárcano, Cássio Leite de Barros, Clio Proença, Cyriaco Félix de Toledo, Eutrópia Gomes Pedroso, Fernando de Barros, Izabel Correia, José de Souza Damy, Ludovina Porto Carrero, Luiz de Albuquerque, Luiz Feitosa Rodrigues, Monte Azul, Paiolzinho, Pedro Paulo de Medeiros, e Tilma Fernandes desfilaram pelo ginásio.

Aluna da 8ª Série do Damy, Tatiana Aparecida Mendonça de Albuquerque, conduziu a tocha e ascendeu a pira olímpica. Depois que o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) declarou oficialmente abertos os jogos, uma queima de fogos saudou os competidores. Encerrando a solenidade, alunos da Oficina de Dança do Pantanal e do Moinho Cultural Sul-Americano apresentaram três coreografias ao público. Os Jogos d Reme terminam no dia 04 de setembro.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content