Feapan é um incentivo à pecuária pantaneira

 Clóvis Neto

  
Feira foi aberta ontem e integra comemorações dos 231 anos de Corumbá

Defensor convicto da pecuária pantaneira, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou na noite de ontem, 16, da abertura da Feira Agropecuária do Pantanal (Feapan), evento que acontece no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros, e que reúne tradicionais produtores do município e de outras regiões do Estado, além de convidados do Mato Grosso. A festa vai até domingo, integra as comemorações dos 231 anos de fundação de Corumbá, e é uma realização em parceria da Prefeitura e Sindicato Rural de Corumbá.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito corumbaense afirmou que a Feapan é uma “aposta” da sua administração, desde a primeira gestão, ressaltando que “é um setor importante para a economia corumbaense e, acima de tudo, para a conservação do bioma Pantanal”. Ele entende que o pantaneiro é o principal responsável não só pela conservação, mas também “pela preservação do sistema”.

Destacou que a Feira é “uma aposta para o desenvolvimento da cidade” e que “aquece o setor produtivo, movimentando a economia local”. Ressaltou que, hoje, a Feapan atrai inclusive produtores de outras cidades do Mato Grosso do Sul, como Campo Grande e Dourados, além de outros estados, especificamente Mato Grosso.

O prefeito lamentou a “difícil situação” dos pecuaristas no Brasil, ressaltando que no exterior, o setor tem mais subsídios, inclusive tecnológico. Por isso é importante o fortalecimento de parcerias “para alavancar a pecuária, um setor que gera emprego e que “contribui mais que o setor mineral”, apesar do “faturamento ser bem menor”.

“É um segmento forte, importante, que agride bem menos o meio ambiente, tem menos incentivo e, por isso mesmo, precisa de apoio. É isto que estamos fazendo”, reforçou Ruiter Cunha.

A abertura

A Feapan vai até domingo, dia 20 de setembro, com destaques para leilões de bovinos, equinos (cavalo pantaneiro) e ovinos, além de estandes com produtos agrícolas e veículos, além de praça de alimentação e shows musicais todas as noites. A entrada é gratuita ao parque.

Ontem, além da solenidade de abertura, a noite foi marcada pela abertura da exposição da artista plástica Hebe Lacerda. Teve também leilões de touros reprodutores (raças zebu e caracu), e de cavalo quarto de milha.

Pedro Lacerda, presidente do Sindicato Rural de Corumbá e secretário executivo de Desenvolvimento Agropecuário, informou que a expectativa é pela movimentação de R$ 1,1 milhão, somente com os leilões. “É um valor abaixo de 2008. Isto se deve à crise que afeta principalmente o setor da pecuária”, observou.

Segundo ele, cerca de mil animais participarão dos leilões e exposições durante o período, com destaque para o cavalo pantaneiro e para o setor da ovinocultura. “São dois produtos fortes em Corumbá, aliado ao setor da bovinocultura, onde a cidade se destaca por possuir o maior rebanho do país”, ressaltou.

A solenidade foi prestigiada por um grande número de autoridades, entre elas o prefeito de Ladário José Antônio Assad e Faria; comandante do 6º Distrito Naval, contra-almirante Edlander Santos; Dácio Queiróz, da Famasul; secretários municipais Sicard Maciel de Barros (Meio Ambiente e Produção Rural), Daniel Martins Costa (Finanças e Administração), Lamartine de Figueiredo Costa (Ações Sociais), além dos secretários executivos Carlos Porto (Relações Institucionais), Luciene Deová (Meio Ambiente); vereadores Cristina Lanza, Antônio Rufo Vinagre e Evander Vendramini; Anibal Comastri, chefe da Embrapa Pantanal, além de produtores rurais.

Programação

Para esta quinta-feira a Feapan prevê julgamento de equinos, agora pela manhã, leilões de gado de corte a partir das 20h, seguindo de shows com as duplas Delley e Dorivan, e Nataly e Nando, além de Baile Carapé.

Na sexta, o leilão de ovinos às 12h, com a participação de animais de Campo Grande, Dourados e Sidrolândia, e premiação e julgamento. À noite (21h), show com Marinho Azevedo e Baile Carapé.

O leilão de ovinos segue no sábado, às 12h. O esperado leilão do cavalo pantaneiro começa às 20h. Em seguida, show com Mensageiros do Oeste e Baile Carapé. O encerramento da feira acontece no domingo, dia 20, às 12h.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Social

Skip to content