Mostra de Agricultura Familiar será dia 16 de outubro

Programada para o dia 16 de outubro, a 3ª Mostra de Agricultura Familiar de Corumbá. O evento acontece na Estação Experimental do Campo, no Assentamento Taquaral e, simultaneamente, será realizada a 1ª Feira de Sementes e Mudas do município. A realização integra as comemorações do Dia Mundial do Alimento.

A Mostra é destinada a pequenos produtores rurais da região. É uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Fundação Terra Pantanal e Secretarfia Executiva de Educação/Estação Experimental do Campo; Embrapa Pantanal; Secaf (Consultoria e Assessoria para Agricultura Familiar); Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural); Cisv (Comunità Impegno Servizio Volontariato), e Ataac (Associação dos Técnicos em Agropecuária dos Assentamentos de Corumbá).

Em 2008, durante a segunda mostra, cerca de 80 agricultores rurais e urbanos, técnicos, estudantes, professores, representantes de ONGs e de instituições parceiras acompanharam as atividades.

O pesquisador Alberto Feiden, da Embrapa Pantanal, disse que a feira de sementes é uma tentativa de estimular os agricultores da região a trocarem mudas e sementes que eles mesmos reproduzem nas propriedades.

“Um estudo já publicado pela Embrapa Pantanal constatou que existem 19 variedades de mandioca cultivada nos assentamentos de Corumbá e Ladário”, disse Alberto. Segundo ele, como a região tem condições climáticas diferenciadas em relação a outros locais, as plantas que conseguiram sobreviver ao excesso de chuvas ou à seca prolongada estão adaptadas.

Na opinião do pesquisador, esse material genético precisa ser avaliado e preservado. “Por isso a importância da 1ª feira de sementes e mudas, que neste ano deve começar pequena, mas vai se tornar um importante espaço de troca e preservação de material”, afirmou.

A programação, fechada entre os organizadores, marca para às 7h30 do dia 16, recepção aos participantes. A abertura da Mostra será às 8h00, seguida de uma palestra às 8h20, sobre “Saneamento Básico Rural, com o especialista Antônio Pereira de Novaes.

Após intervalo, as atividades prosseguem às 9h50, com o Dia de Campo: Alternativas Agroecológicas. Na primeira estação: Manejo Agroecológico de Plantas, com Marçal H. A. Jorge e Aurélio V. Borsato; segunda estação: Adubos Verdes, a cargo de Alberto Feiden; terceira, Ordenha Higiênica, a cargo da Fundação Terra Pantanal; quarta, Caldas Alternativas, com Simone Y. Benites e César D. J. Assad; quinta, Agricultura Familiar e Alimentação Escolar, com a professora Laura H. Midon, e sexta estação, Pastagens recomendadas para ovinos, com Anderson Gonzaga Ortiz.

Os trabalhos serão desenvolvidos até as 12h, com intervalo para almoço, retornando às 14h com a visitação à Mostra de produtos e à Feira de Sementes e Mudas. O encerramento será às 15h. (Com informações da Embrapa Pantanal).

Skip to content