Travessa Mercúrio é destaque no site do Programa Monumenta

 Marcos Boaventura
  

Local foi todo revitalizado pela prefeitura, em parceria com o Iphan

Localizada no Porto Geral de Corumbá, a Travessa Mercúrio é o principal destaque do site do Programa Monumenta. O local, que no final do século 19 recebeu o primeiro tipo de pavimento da cidade, foi revitalizado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A recuperação foi realizada com recursos do programa e entregue pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) no dia 24 de setembro, como parte das comemorações dos 231 anos da cidade.

O piso da Travessa Mercúrio – um material conhecido como “pé de moleque”, anterior ao paralelepípedo que, mais tarde, foi implantado nas demais ruas do Porto Geral e parte do centro histórico – foi estrategicamente recuperado e mantido no espaço, totalmente urbanizado pela Administração Municipal. O local também foi dotado de um pequeno teatro de arena, com lances de arquibancada, apropriado para acomodar o público em eventos culturais.

Os investimentos na Travessa Mercúrio somam R$ 168.589,08 e o projeto, idealizado pela arquiteta Lígia Urdan, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado, além de propiciar a revitalização do local, tornou-o mais agradável. Palmeiras imperiais foram plantadas nas calçadas, o trecho foi estrategicamente iluminado e rampas foram implantadas para proporcionar maior acessibilidade.

O Programa Monumenta/Iphan é uma ação estratégica do Ministério da Cultura, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoio técnico da Unesco. Com um conceito inovador, a iniciativa procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social das cidades históricas brasileiras. Corumbá é uma das cidades históricas brasileiras contempladas pelo programa, que já possibilitou a recuperação de outros espaços da cidade, como a orla do Porto Geral. O site do Monumenta é www.monumenta.gov.br.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content