Corumbá faz campanha de vacinação contra raiva na Bolívia

A Prefeitura de Corumbá realizar, neste sábado (7), uma campanha de vacinação contra raiva animal em Puerto Suarez, na Bolívia. A estratégia foi acertada na manhã de hoje (6), após o surgimento de um novo caso de raiva naquela cidade, localizada na fronteira com o Brasil, o que motivou a solicitação de apoio por parte das autoridades bolivianas.

Foi o que informou a veterinária Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Executiva de Saúde Pública. Conforme ela, a última campanha de vacinação contra raiva em Puerto Suarez ocorreu em 2008, o que se deve ao fato de que as próprias autoridades do município boliviano acabavam adiando as ações, que foram finalmente confirmadas para este sábado.

O novo caso de raiva é o segundo registrado neste ano em Puerto Suarez e o quinto do outro lado da fronteira (Quijarro já está com três casos). Viviane explicou que a prefeitura vai disponibilizar uma equipe de 15 agentes de endemias e uma veterinária para imunizar os animais naquela cidade, e os profissionais levarão 2 mil doses de vacina.

“Infelizmente, não teremos como fazer um trabalho idêntico ao que desenvolvemos em Corumbá, com apoio do Exército, que é vacinar de casa em casa. Com a forte circulação viral na região, é preciso evitar aglomeração de animais. Isso é o que estamos fazendo aqui já há algum tempo e, desde julho do ano passado, não temos nenhum caso registrado. Somente assim, conseguimos controlar a raiva. O ideal seria fazer o mesmo lá, mas não será possível”, lamentou.

Diante das condições encontradas no país vizinho, serão montados 12 postos de vacinação, distribuídos em pontos estratégicos da cidade boliviana para atender à demanda. A campanha será realizada entre 7h e 17 horas.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content