Seminário dá sequência hoje à Semana da Consciência Negra

O I Seminário Participativo para instalação do Fórum Permanente da Educação e Diversidade Étnico-Racial de Corumbá e Ladário ocorre às 19 horas de hoje (18), no Espaço Educacional. O evento integra a programação da Semana da Consciência Negra, realizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Gerência Promoção da Igualdade Racial, ligada à Subsecretaria de Ações da Cidadania.

“O seminário serve para montar o comitê que vai acompanhar a implementação das Leis Federais nº. 10.639 e 11.645”, explicou o gerente de Igualdade Racial, Edmir Abelha. O Fórum será formado por entidades governamentais e sociais que lutam pelos direitos dos negros nas duas cidades.

A Lei nº. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da Rede Pública de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. A grade deve incluir o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política no âmbito da História do Brasil.

Já a Lei nº. 11.645, de 10 de março de 2008, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede Pública de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, com os mesmos objetivos da anterior.

Sequência

Às 14 horas de amanhã (19), o Instituto da Mulher Negra do Pantanal (Imnegra) ministra aula para as alunas do Projeto Promotoras Legais Populares sobre “Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial”, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I). À noite, às 20 horas, o cantor Almir Guineto é a grande atração da Seresta Especial, no Jardim da Independência.

Na sexta-feira (20), no primeiro feriado municipal do Dia da Consciência Negra, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) recebe personalidades afro-descendentes e lança edital do concurso que vai escolher o monumento para o Parque Zumbi dos Palmares. No mesmo dia, às 11 horas, ocorrem o I Encontro Estadual de Intérpretes de Samba Enredo, no Riachuelo Futebol Clube, e às 14 horas, o I Encontro de Mulheres Negras de Corumbá e Ladário.

O Encontro Estadual de sambistas terá participação de interpretes das agremiações de Corumbá, Campo Grande e Aquidauana, além de suas rainhas da bateria. De Corumbá participam Império do Morro, Vila Mamona, A Pesada, Major Gama, Acadêmicos do Pantanal, Nova Corumbá, Marquês de Sapucaí e Caprichosos de Corumbá. De Campo Grande, foram convidadas as escolas da Vila Carvalho e Igrejinha, além da Mocidade Independente de Aquidauana.

Durante o encontro, também será prestada uma homenagem a Nilton Mendes, eterno interprete da Major Gama. Na ocasião, está previsto ainda o lançamento do Samba Enredo da Escola de Samba Caprichosos de Corumbá que, no carnaval de 2009, fez uma homenagem ao Negro.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content