Cem casais se preparam para o Casamento Civil Comunitário

  Clóvis Neto
  

Curso faz parte dos preparativos para o casamento, no sábado

Cem casais inscritos para o Casamento Civil Comunitário iniciaram ontem (7), em Corumbá, os preparativos finais para a cerimônia que acontece no sábado (12), a partir das 15 horas, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer “Nação Guató”. Divididos em dois grupos, eles estão participando de um ciclo de palestras, como parte do curso de noivos, que antecede o ensaio geral programado para a sexta-feira (13), às 18 horas. O curso está sendo oferecido no Espaço Educacional pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, idealizadora do projeto que está na quarta edição, como forma de oficializar a união de casais que convivem em situação estável.

Os cem casais foram divididos em dois grupos de 50 e, na noite de ontem, a secretária Beatriz Cavassa de Oliveira comandou a primeira etapa, que contou com as palestras “O caráter de quem ama”, a cargo do pastor Ricardo Rosa, da Igreja Presbiteriana; “Planejamento Familiar e DST/AIDS”, sob responsabilidade da Secretaria Executiva de Saúde, com o médico Eduardo Slaibi Conti, com participação do gerente de Atenção em Saúde da Prefeitura, Emerson Ferreira Moreira; informações cartorárias, com Adriana do Carmo Barbosa de Los Santos, do Cartório de Registro Civil, além de informações sobre a cerimônia e entrega dos convites, com a Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais.

Os noivos foram recepcionados por Beatriz Cavassa, que destacou a realização desta quarta edição do Casamento Civil Comunitário. Segundo ela, trata-se de um importante projeto social que, nos três anos anteriores, já permitiu a união de 209 casais. “Começamos em 2006 com 50 casais e, agora, faremos a união de 100. É uma alegria muito grande estar compartilhando este momento com todos vocês”, disse.

Também presente ao curso, o secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, destacou a preocupação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) com a área social. “Todos os setores estão sendo priorizados pelo nosso prefeito, inclusive o bem-estar da população”, disse, lembrando que, para muitos casais, “o ato de sábado será a realização de um sonho, uma oportunidade para oficializar a união”.

O casal Cleuza Maciel dos Santos, 32 anos, e Ênio Ângelo da Silva, 36, participaram com bastante interesse do curso. Atentos às palestras, comentaram que o Casamento Civil Comunitário será importante para oficializar uma união que já dura 15 anos. “Temos dois filhos, Tiffany com 14 anos, e o Thiago, com dois anos e oito meses. Estamos há muito tempo juntos e é a hora de legalizar”, comentou Cleuza.

Hoje (8), a segunda etapa do curso vai reunir os outros 50 casais inscritos no projeto. A programação será aberta às 18 horas, também no auditório do Espaço Educacional, na rua Delamare (antiga Câmara Municipal de Corumbá).

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content