Alunos do Projovem se preparam para o mercado de trabalho

 Clóvis Neto

  
Inclusão digital, uma das etapas da capacitação

Alunos do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã estão na fase final do programa e já se preparam para entrar no mercado de trabalho. Desenvolvido em Corumbá pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo Federal (Ministério do Trabalho e Emprego), está atendendo mil pessoas  com idade entre 18 e 29 anos. Este primeiro ano será concluído agora, em fevereiro, após seis meses de cursos de capacitação ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As aulas foram iniciadas em agosto de 2009 em quatro pólos da cidade. São 33 turmas, sendo 13 no Colégio Imaculada Conceição (Cenic), 13 na Escola Municipal Luis Feitosa Rodrigues, quatro no próprio Senac e três no Instituto Homem Pantaneiro – Moinho Cultural.

O gerente de Ações para a Juventude do Município, Márcio Cavasana, gestor do programa desenvolvido pela Subsecretaria de Ações para a Cidadania, vinculada à Secretaria de Promoção da Cidadania, explica que estão sendo cumpridos seis meses de capacitação intensa, com o município se comprometendo a assegurar vagas no mercado de trabalho para 30% dos participantes.

“O programa cumpre uma das metas de governo do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que é a efetivação do primeiro emprego. Apesar de as regras definidas pelo Ministério preverem inserção de 30% no mercado de trabalho, o prefeito pretende ampliar essa meta. Por determinação dele, deveremos chegar a 50%”, destacou.

Os cursos em andamento são das áreas de Telemática (operador e assistente em microcomputador, revendedor de celular e em lojas de informática); Meio Ambiente (saúde e promoção da qualidade de vida, visitador sanitário, recepcionista de consultório médico, atendente de farmácia e agente ambiental); Turismo e Hospitalidade (auxiliar de garçom, guia de turismo e organizador de eventos); e Construção e Reparos (pintor, gesseiro, manutenção em edificações e ladrilheiro). Todas as áreas foram criteriosamente estudadas e pesquisadas de acordo com o mercado de trabalho em Corumbá.

Até fevereiro, conforme Márcio Cavasana, os mil integrantes do programa terão cumprido um total de 350 horas/aula, sendo 250 horas de qualificação profissional e 100 horas de qualificação social. Cada inscrito está recebendo uma ajuda de custo de R$ 100,00 por mês, durante todo o curso, com a condição de ter participado de 75% das aulas.

Qualificação social

Além dos cursos de capacitação, todos os mil integrantes do programa estão participando também de qualificação social. São oferecidas aulas nas áreas de valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, higiene pessoal, promoção de qualidade de vida, noções de direito trabalhista, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho, estímulo e apoio à elevação da escolaridade e inclusão digital.

As aulas de inclusão digital estão sendo ministradas no Senac, que possui dois laboratórios, responsáveis pela capacitação diária de seis turmas, cada uma com 30 alunos. A coordenadora pedagógica da instituição, Jane Contu, explica que o curso também vai até fevereiro e cada aluno cumprirá carga de 40 horas/aula.

Na opinião de Jane, esta etapa é fundamental para os alunos, considerando que muitos sequer tinham tido contato com computador anteriormente. “Eles estão tendo a oportunidade de aprender o básico sobre informática”, diz, lembrando que as aulas são ministradas por cinco professores, com um computador para cada aluno.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Social

Skip to content