Prefeitura monta estrutura para realizar diagnóstico da dengue

A Prefeitura de Corumbá está adquirindo um kit de reagentes para diagnóstico da dengue. A previsão é que os exames comecem a ser feitos a partir da próxima semana. O kit está sendo cedido pelo Laboratório Central (LACEN) de Campo Grande, que capacitou um técnico do Município para manusear o aparelho.

A informação é da médica veterinária Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, que viaja na segunda-feira (25) para a Capital, onde participará de reuniões a respeito da doença, retornando a Corumbá com o equipamento. Segundo ela, o objetivo é agilizar o resultado do exame, cujo resultado auxiliará ações de combate à doença.

A princípio, o diagnóstico será feito na Unidade de Saúde João de Brito, que já conta com equipamentos laboratoriais necessários. No entanto, a prefeitura já está ampliando a estrutura do Laboratório Municipal, que ficará responsável direto pelos exames. Outra informação é que a coleta do material para análise continuará sendo realizada no Laboratório Municipal e em algumas unidades de saúde que serão definidas.

Notificações

Com relação aos casos, até o momento, a Secretaria Executiva de Saúde notificou um total de 46 casos. No entanto, nenhum deles teve confirmação até o momento. Em relação ao mesmo período de 2009, houve uma queda sensível, principalmente pelo fato de que, naquela época, janeiro teve 17 casos confirmados da doença.

No entanto, os números não reduzem os trabalhos. Viviane explicou que a ação intensificada continua em toda a cidade, principalmente o mutirão de limpeza e as visitas domiciliares, que na próxima semana ampliadas para os municípios da Bolívia. Na quarta-feira (27), ocorre reunião em Puerto Quijarro para a definição de estratégias e a capacitação de soldados bolivianos que reforçarão o combate à doença, inclusive com a realização de um Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), programado para o dia 30.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content