Fundação prepara últimos detalhes para o Carnaval Cultural

Com o desfile dos Corsos, Bloco de Frevo, Ala das Pastoras, Bloco dos Palhaços, Bloco dos Marinheiros e dos cordões carnavalescos Flor de Corumbá, Paraíso dos Foliões, Cinelândia e Cravo Vermelho, a terça-feira de Carnaval, 16 de fevereiro, promete trazer para as ruas as mais ricas manifestações culturais de Corumbá. Retomado desde 2005 pela Prefeitura Municipal, o “Carnaval Cultural” resgata parte importante das tradições e da história do povo corumbaense.

As apresentações remetem ao passado, relembrando os antigos carnavais da Capital do Pantanal nas primeiras décadas do século passado. Como não há disputa por título, os foliões ganham a Avenida General Rondon pelo simples prazer de brincar e dançar ao som do frevo e das marchinhas, todas já bem conhecidas do público.

Para garantir o sucesso do evento, a Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal já prepara os últimos detalhes. Na Superintendência de Cultura, por exemplo, as fantasias das Pastoras recebem os últimos retoques. Quase todos os adereços são produzidos na instituição, na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque. A expectativa para 2010 é que somente na Ala das Pastoras sejam mais de 100 integrantes.

As Pastoras eram personagens centrais dos antigos ranchos e cordões que, segundo a tradição, eram detentoras de segredos passados pelos mestres músicos ao longo dos desfiles carnavalescos de Corumbá. Já o Bloco dos Palhaços traz de volta o brilho das festas à fantasia. Arlequins, Pierrôs e Colombinas revivem, no desfile na passarela do samba, o triângulo amoroso que protagonizam ao longo do tempo. As inscrições para participar da festa começam nos próximos dias.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content