Prefeitura entrega hoje as obras de pavimentação do Jardinzinho

  Marcos Boaventura
  

Por meio do Projeto Se Essa Rua Fosse Minha, cerca de 2,3 mil metros quadrados já receberam pavimentação na região

A Prefeitura de Corumbá realiza, às 9h30 desta terça-feira (5), a inauguração das obras de melhoria do Jardinzinho, localizado no bairro Jardim dos Estados, na parte alta da cidade. Os serviços executados fazem parte do Projeto Se Essa Rua Fosse Minha, que possibilita, entre outros benefícios, a pavimentação de ruas e alamedas com lajotas sextavadas. O programa foi idealizado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) a partir de reuniões com a comunidade corumbaense, antes mesmo de ser eleito para a sua primeira gestão, em 2004. Somente no Jardinzinho, o Se Essa Rua Fosse Minha possibilitou a pavimentação e urbanização das alamedas Nossa Senhora da Candelária e São Tomé, além das ruas Pará e República da Bolívia, com cerca de 2,3 mil metros quadrados de pavimento.

Conforme a secretária de Integração das Políticas Sociais Beatriz Cavassa de Oliveira, as obras fazem parte da quinta etapa do projeto coordenado pela pasta. Ela lembrou que, antes de iniciar a pavimentação, nove pessoas residentes no local participaram de um curso teórico ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), parceiro da prefeitura, e, em seguida, da parte prática, quando aprenderam a fabricar e a assentar as lajotas.

Beatriz observou, ainda, que o Se Essa Rua Fosse Minha não se resume à execução de obras de infra-estrutura. Além de lajotar e urbanizar as ruas, o projeto possibilita também uma série de benefícios nas áreas social e de saúde, principalmente por meio de atendimento médico e oficinas como forma de melhorar as condições de vida da comunidade beneficiada.

Iniciado em 2007, o projeto é realizado pela prefeitura com recursos do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS), em duas etapas distintas. Na primeira, os alunos passam por 60 horas/aulas de capacitação teórica. Em seguida, são submetidos a três meses de estágio prático, quando realizam a pavimentação com lajotas de ruas e alamedas dos bairros onde moram. Os alunos recebem uma bolsa auxílio durante todo esse período.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content