Escola de Música Manoel Florêncio já tem 200 alunos inscritos

Arquivo PMC
 

Fundada em janeiro de 1963, a Escola Manoel Florêncio, a exemplo da banda homônima, ganhou grande incentivo nos últimos cinco anos

A aula inaugural da Escola de Música Manoel Florêncio ocorre na próxima segunda-feira (8), com solenidade marcada para as 13h30, no antigo prédio da Comissão Mista, localizado na esquina das ruas Antônio Maria Coelho e 13 de Junho, atual sede da instituição. A escola e a banda homônima são mantidas pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, ligada à Secretaria de Gestão Governamental. Neste ano, 200 alunos já se inscreveram para a escola de música.

A Escola Manoel Florêncio foi fundada em 10 de janeiro de 1963 e, a exemplo da banda, ganhou grande incentivo nos últimos cinco anos. Conforme o maestro da banda e diretor da escola, José Carlos Marques Pereira, o impulso se deve ao incentivo que o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) tem dado à instituição, “contribuindo para a formação de novos músicos”. Além dos novos alunos que começam na segunda-feira, há os remanescentes de anos anteriores que continuam na escola e já integram a Banda Manoel Florêncio.

Conforme Edmilson Soares Cuellar, um dos professores da escola e integrante da banda, os novos alunos estão na faixa etária entre 9 a 17 anos, e terão a oportunidade de aprender música. “Aqui eles são preparados para se tornar grandes profissionais no futuro”, disse. Durante os trabalhos, os alunos receberão aulas de teoria musical na área instrumental, principalmente de sopro. Entre os instrumentos mais procurados estão clarinete, trompete, saxofone e trombone, seguidos dos instrumentos de percussão.

Além do maestro e professor José Carlos, a escola de música tem em sua coordenação os instrutores Edmilson, Kleber, Roberto, Diogo, Estevão, Gisley, Eder, Sebastião, João Henrique, Nery e o professor Luciano Gibaile, maestro e coordenador do Coral Cidade Branca. A maior parte dos instrutores é formada dentro da própria instituição e integra a Banda Manoel Florêncio, que completou 50 anos em 10 de janeiro de 2010.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content