Ruiter prestigia posse do Almirante Alvaro Luiz Pinto no STM

 Pedro Goularte

  
Prefeitos José Antônio e Ruiter Cunha prestigiaram a posse do ministro Alvaro Luiz Pinto no STM, ontem em Brasília

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou ontem, quinta-feira, em Brasília, da Sessão Solene de Posse dos dois novos ministros militares do Superior Tribunal Militar (STM), o Almirante-de-Esquadra Alvaro Luiz Pinto, Cidadão Corumbaense e Ladarense, e o General-de-Exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho. O prefeito corumbaense estava acompanhado do prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, e dos secretário Lamartine de Figueiredo Costa (Ações Sociais) e Carlos Porto (Relações Institucionais).

Ruiter foi a Brasília para manter entendimentos com integrantes da equipe do Governo Lula. Esteve nos Ministérios das Cidades e da Casa Civil; se reuniu com o senador Walter Pereira (PMDB), e, no final da tarde, prestigiou a posse dos dois novos ministros militares, cuja nomeação foi feita pelo Presidente da República.

O prefeito fez questão de prestigiar a posse do Almirante-de-Esquadra Alvaro Luiz Pinto, pelos relevantes serviços prestados por ele à região de Corumbá e Ladário. Lembrou junho de 2009, quando, em solenidade na Câmara Municipal de Ladário, ele recebeu o título Cidadão Corumbaense e também Ladarense. Na época, Alvaro era Comandante de Operações Navais da Marinho do Brasil, que tem atuação destaca nos dois municípios, principalmente em favor das comunidades da região ribeirinha.

O Almirante-de-Esquadra Alvaro Luiz Pinto ocupará a vaga do ministro José Alfredo Lourenço dos Santos, da Marinha, que se despediu do STM no dia 1º de março. Nascido no Rio de Janeiro, no dia 28 de maio de 1945, o Almirante Alvaro possui todos os cursos previstos na carreira, assim como o de Escafandria e curso no Naval Command College, nos Estados Unidos.

Foi declarado Guarda-Marinha em 1967 e em março de 1998 ingressou no restrito círculo de oficiais generais ao ser nomeado para o posto de Contra-Almirante. Em 2006, assumiu o posto de Almirante-de-Esquadra. Sua última comissão como oficial da ativa foi o comando da Chefia do Estado Maior da Armada (CEMA).

O General-de-Exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho ocupará a vaga do ministro Antonio Apparicio Ignacio Domingues, do Exército, que se despediu do STM no dia 4 de fevereiro deste ano. Também nascido no Rio de Janeiro, em 11 de junho de 1944, o General Cerqueira graduou-se como bacharel em Ciências Militares na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1967.

Em 1975, ingressou no Curso de Forças Especiais, nos Estados Unidos, tendo sido classificado em 1º lugar entre os oficiais estrangeiros. Foi promovido a Major em 1980 e a Coronel, dez anos depois, ambos por merecimento. Alcançou o posto de General-de-Exército em 2006. Atuou como Oficial de Operações na Operação Rio 94, destinada a combater o crime organizado nas favelas do Rio de Janeiro.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content