Técnicos do Estado conhecem serviços e projetos da saúde local

Clóvis Neto
 

A visita atendeu a um pedido antigo do secretário Lauther à secretária de Estado de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi

Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde estão em Corumbá desde segunda-feira (1º), acompanhando o serviço prestado pelo Município na área da Saúde Pública. Acompanhada do médico Emerson Ferreira Moreira, gerente de Atenção em Saúde do Município, a equipe, composta por 10 pessoas, visitou todas as 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Atendimento à Mulher, onde foram recebidos pela enfermeira Tatiane da Silva Santos, coordenadora da Média e Alta Complexidade de Saúde de Corumbá.

Os técnicos do Estado se reuniram nesta segunda-feira com o secretário executivo de Saúde Pública, Lauther da Silva Serra, que apresentou os projetos traçados pelo Município para o ano de 2010. “Eles se comprometeram a nos auxiliar na captação de recursos para a construção do Banco de Leite Humano e da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neo-Natal”, disse a gerente de Gestão e Planejamento em Saúde de Corumbá, Dilene Ebeling Vendramini Duran. A visita atendeu a um pedido antigo de Lauther à secretária estadual de Saúde, Beatriz Figueiredo Dobashi.

Os dois projetos foram elaborados pela equipe técnica da Prefeitura Municipal e dependem apenas de uma contrapartida financeira para serem implementados. Outro ponto debatido foi a implementação do Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPS I), que já tem recursos garantidos pelo Ministério da Saúde e deve ser inaugurado no próximo mês.

Guiados pelo coordenador da Estratégia de Saúde da Família, Franz Martins Eger, os técnicos ainda observaram a acessibilidade nas UBSF. Foi constatado que todos os locais possuem a condições necessárias de locomoção para a população. A coordenadora da ESF, Karine Cavalcante; a coordenadora da Saúde da Mulher, Hilda Freitas; a coordenadora da Saúde da Criança, Fátima Cruz Scarcelli; e a coordenadora da Saúde dos Adolescentes, Verá Lúcia Ramos, integraram a comitiva da Secretaria Estadual da Saúde, juntamente com os demais técnicos.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content