Dentista Itinerante leva mais saúde para população de Corumbá

Marcos Boaventura
 

Atualmente, o programa está sendo desenvolvido no Asilo São José que, diariamente, conta com a presença de um odontólogo

Um programa desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá está levando mais saúde a pessoas com dificuldade de locomoção. Trata-se do Dentista Itinerante, implantado em setembro de 2008, que já possibilitou atendimento a 312 pessoas na cidade. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria Executiva de Saúde Pública, ligada à Secretaria de Ações Sociais, com o auxílio de um consultório portátil, permitindo assim a presença de profissionais em locais que não disponibilizam desse tipo de serviço.

Atualmente, o programa está sendo desenvolvido no Asilo São José, que, diariamente, conta com a presença do odontólogo Pedro Henrique Katurchi Mendes. Com apoio do auxiliar de consultório dentário Allan Douglas Góes Coelho, o profissional já havia atendido 71 pacientes no local até a tarde de terça-feira (2). “Estamos aqui desde janeiro e só sairemos quando todos receberem atendimento”, afirma Pedro Henrique. Conforme ele, o programa está permitindo os mais variados tipos de tratamento disponibilizados pela rede pública de saúde bucal, com exceção de próteses, cirurgias complexas e endodontia.

“O primeiro passo é uma avaliação do paciente, por meio de um exame médico, clínico”, explica. Após este primeiro passo, são realizadas as intervenções necessárias, como periodontia, pequenas cirurgias, tratamento preventivo, além de palestras educativas. “As intervenções mais complexas são encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)”, comenta Pedro Henrique.

O odontólogo explica que o Dentista Itinerante é um programa pioneiro em Corumbá. Em pouco mais de um ano de funcionamento, já possibilitou atender pacientes no CAPSad, Unei, CAPS José Fragelli, Creas, Projeto Conviver e até na Ação Prefeito Presente. “O programa está permitindo à prefeitura levar atendimento às pessoas com dificuldades para se locomover”, comenta o odontólogo, destacando que isto está também permitindo desafogar as unidades de saúde.

No Asilo São José, o programa está permitindo atender uma média de oito pessoas por dia. “Aqui é mais complexo. São pessoas idosas e, muitas vezes, chega ser até mais complicado que atender uma criança”, observa, acrescentando que está sendo muito gratificante levar assistência a estas pessoas. Henriqueta Konans, 82 anos, foi uma das pacientes atendidas pelo Dentista Itinerante. O primeiro procedimento foi o preenchimento de uma ficha cadastral para, em seguida, passar por uma avaliação. “É a primeira vez que sou atendida por ele (ondontólogo). É uma pessoa simpática, atenciosa. Muito bom para a gente”, comentou.

O programa é realizado pelo setor de Saúde Bucal da Secretaria Executiva de Saúde Pública, coordenado por Zacaria Yaya Omar. Conforme ele, é mais um dos programas disponibilizados pelo Município, para atender a comunidade corumbaense. Ele afirma que, nos últimos cinco anos, a prefeitura vem investindo na área, na estruturação do CEO, no atendimento emergencial 24 horas, em diversos pólos de atendimento odonto-pediátricos, no projeto Sorria Corumbá, bem como em uma ação voltada diretamente aos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), que permite a entrega de quatro escovas por ano aos estudantes.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content