Alunos terão palestras e treinamento sobre prevenção de incêndio

A Gerência de Ações de Defesa Civil de Corumbá realiza, entre os dias 3 e 5 de maio, atividades de primeiros socorros e prevenção de incêndio destinadas a 60 alunos da Escola Municipal Fernando de Barros, no bairro Centro-América. Na próxima segunda e terça-feira, os técnicos do órgão oferecem palestras sobre os temas para duas turmas de 30 alunos cada, com entrega de certificado ao fim da atividade. Já na quarta-feira, em parceria com o Corpo de Bombeiros, será realizado um treinamento prático de prevenção de incêndio, com a simulação de um incêndio e evacuação do prédio da escola, o que deverá mobilizar mais de 400 estudantes da pré-escola à 5ª série.

As atividades fazem parte da programação da Ação Prefeito Presente, que está confirmada para os próximos dias 7 e 8, também na Escola Fernando de Barros, com o propósito de levar cidadania a moradores de diversas regiões de Corumbá. A 28ª etapa da iniciativa, a primeira de 2010, atenderá os moradores dos bairros Industrial, Conjunto Habitacional Camalote e Previsul, além do próprio Centro-América, todos na parte alta da cidade. Implantada em 2005 pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e coordenada pela secretária especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, a ação é voltada às famílias mais carentes da cidade.

Para o dia 7, sexta-feira, está prevista a atividade Prefeitura Itinerante, quando as lideranças do local terão a oportunidade de se reunir e apresentar suas reivindicações ao prefeito e à equipe de governo. No dia 8, sábado, a população terá à disposição orientações jurídicas, sobre DST/AIDs, planejamento familiar, programa de prevenção ao câncer de colo de útero, hiperdia (cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos), orientações a mulheres gestantes.

Na área de saúde, os serviços incluem atendimento médico em geral, triagem odontológica, aplicação de flúor, vacina para crianças e adultos, além de corte de cabelo. Também serão oferecidas informações sobre aposentadoria e previdência social, programas habitacionais, questões fundiárias e outros serviços disponibilizados pelas entidades que apóiam a ação. Para as crianças, a prefeitura preparou atividades de lazer e recreação, tais como pintura facial, balomania, brincadeiras educativas sobre trânsito e atividades esportivas.

Gesiel Rocha – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content