Prefeitura e Ibama vão reativar Brigada do Prevfogo em Corumbá

Clóvis Neto
 

Para Ruiter, a reativação do Prevfogo representa uma importante ferramenta de proteção ambiental para todo o município

Foi publicado nesta sexta-feira (30) o edital para contratação de 29 brigadistas do Prevfogo em Corumbá. Na tarde de quinta-feira, o superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) em Mato Grosso do Sul, David Lourenço, reuniu-se com o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) para discutir os detalhes da atuação da brigada no município. Conforme o dirigente, a cidade é a única do Estado a possuir duas brigadas, cada uma com 14 integrantes, com um coordenador para ambas. “Isto se deve à grande extensão do Pantanal no município”, explicou. Aquidauana, Porto Murtinho, Miranda e Jateí também terão uma unidade de combate às chamas.

Para Ruiter, a reativação do Prevfogo representa uma importante ferramenta de proteção ambiental para todo o município. “A medida mostra que o Ibama tem se preocupado mais com a região pantaneira, um santuário ecológico que merece e precisa ser preservado”, afirmou. A Prefeitura de Corumbá é responsável por fornecer a estrutura logística e as condições de trabalho aos brigadistas. A Secretaria Executiva de Meio Ambiente e a Gerência de Ações da Defesa Civil são parceiros do órgão no combate e prevenção aos incêndios florestais que costumam ocorrer na região pantaneira neste período de seca.

Em 2009, as queimadas provocaram diversos transtornos à população urbana e rural corumbaense e deixaram um rastro de destruição na mata nativa do Pantanal. Até um helicóptero foi utilizado para auxiliar nas ações. De acordo o deputado estadual Paulo Duarte (PT), que também participou das negociações para a reativação da brigada, o governo federal deverá disponibilizar uma aeronave para atuar apenas na região centro-sul do País. “Em 2009 o helicóptero precisou vir da Rondônia, o que atrapalhou uma atuação mais incisiva da brigada. Com esta conquista, o Pantanal estará mais resguardado contra o fogo. Se necessário, o combate aéreo será mais rápido e preciso”, comentou o parlamentar.

Concurso

As inscrições para o concurso que vai preencher 29 vagas na Brigada para Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Prevfogo/Ibama começam na próxima segunda-feira (3 de maio), e terminam no dia 11. Os interessados podem concorrer aos cargos de Brigadista Chefe de Brigada, Brigadista Chefe de Esquadrão ou Brigadista de Combate a Incêndios Florestais. Os salários variam de R$ 510 a R$ 1.020 por mês. O período de contratação é de cinco meses, podendo ser prolongado ser por mais 30 dias. As inscrições são gratuitas.

Os candidatos, homens ou mulheres, precisam ter entre 18 e 54 anos e possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo. Os aprovados vão passar por curso de capacitação. O resultado final deve ser divulgado no dia 24 de maio, por meio de publicação nos locais de inscrição, e na página do Prevfogo na internet: www.ibama.gov.br/prevfogo. As inscrições podem ser feitas na sede do Ibama em Corumbá, localizado na Rua Firmo de Matos, 479, centro, ou na Secretaria Executiva de Meio Ambiente, na Rua Edu Rocha, 1225, bairro Aeroporto.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content