Conferência discute propostas para melhoria do esporte no País

Aberta hoje, 8, em Corumbá, a etapa regional da III Conferência Nacional do Esporte, que abrange também a cidade de Ladário. O evento está sendo coordenado pela Fundação de Esportes de Corumbá, ligada à pasta da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, da Prefeitura de Corumbá, com apoio da Prefeitura de Ladário. Durante dois dias, representantes do setor esportivo e de lazer dos dois municípios estarão discutindo as principais propostas da regional, que serão encaminhadas para a fase estadual.

A conferência tem como tema o ‘Plano Decenal do esporte e lazer – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais’. Está acontecendo no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá. O evento foi aberto pelo professor Heliney Miranda Junior, diretor presidente da Funec.

Participaram também das atividades iniciais, a secretária de Promoção da Cidadania, Maria Lucia Ortiz Ribeiro; o vereador João Bosco Silva; Ramão Insuela, representante da Fundesporte, além de outras pessoas ligadas a instituições esportivas.

Miranda, na oportunidade, destacou a importância dessa conferência, no sentido de se discutir os principais problemas e as propostas de Corumbá e Ladário para a fase estadual. “Todos sabemos que existem problemas e o momento para a busca de soluções é este. Vamos aproveitar a conferência, discutir, dialogar, e buscar os melhores caminhos para a implantação de políticas públicas esportivas, que atendam os anseios da população”, comentou.

No entender dele, será fundamental aplicar os resultados obtidos nestes dois dias de diálogo já a partir de agora, principalmente pelo fato de que o setor, hoje, em Corumbá, está valorizado, com apoio do Poder Executivo. “Temos um prefeito que é esportista, que valoriza o setor. Por isso mesmo, temos que aproveitar o que tirarmos dessas discussões e iniciar sua aplicação de imediato”, comentou.

O incentivo ao esporte corumbaense foi comentado também pelo vereador João Bosco. Ele lembra o incentivo dado pelo prefeito Ruiter Cunha, principalmente ao desporto estudantil, melhorando as condições para a prática esportiva e de lazer dos estudantes. “Não tem medido esforços para dotar as quadras poliesportivas de condições ideais para a prática esportiva, inclusive com cobertura, permitindo maior conforto aos estudantes”, lembrou.

Os trabalhos desta sexta-feira foram comandados pelo professor Ramão Insuela. Os participantes foram divididos em três grupos de trabalho para discutir esporte, lazer e educação; esporte e qualidade de vida, e futebol. Os trabalhos serão encerrados amanhã, sábado, com a aprovação das propostas de Corumbá e Ladário, além da eleição dos delegados que representarão a região na fase estadual.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content