Prefeitura leva atividades sócio-educativas aos jovens da Unei

Clóvis Neto
 

O projeto oferece quase um semestre de atividades que vão proporcionar aos adolescentes atendidos a ampliação dos horizontes

Os adolescentes atendidos pela Unidade Educacional de Internação (Unei) de Corumbá contam com uma importante iniciativa de apoio em seu caminho para a “ressocialização”. Desde 25 de janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal está desenvolvendo na entidade o projeto Conte Comigo – Cidadania. Coordenada pela Subsecretaria de Ações da Cidadania, ligada à Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, a ação busca, por meio de inúmeras atividades sócio-educativas e culturais, promover a discussão de temas relevantes para a reinserção deles na sociedade. Desde a aula inaugural, o grupo vem se reunindo todas as quintas-feiras e trabalhando um assunto a cada semana.

De acordo com o então subsecretário Arthuro Castedo Ardaya, o projeto envolve todas as gerências da área da cidadania e outros setores da Administração municipal, oferecendo quase um semestre de atividades que vão proporcionar aos 13 adolescentes atendidos a ampliação dos horizontes e da compreensão da noção de cidadania. “Por meio de filmes, palestras, e do incentivo a experiências artísticas e de artesanato, queremos despertar neles o interesse por temas diversos e importantes para a superação de dramas pessoais e da discriminação que costumam comprometer sua convivência social”, explicou, naquela ocasião.

Para a gerente de Políticas para a Mulher do Município, Cristiane Santana de Oliveira, que coordena o projeto neste mês, o foco da ação é “mostrar aos adolescentes que é possível sair daqui e mudar de vida, ou seja, alcançar a cidadania”. Ela explica que metodologia do trabalho é a seguinte: “A primeira oficina de cada mês é a ‘acolhida’, quando ouvimos o que os jovens têm a dizer; a segunda é a exibição de um filme, sempre com tema relacionado à área de cada gerência; a terceira é um workshop a respeito do filme; e a quarta uma aula cultural, integrando todo o conteúdo visto nos encontros anteriores”.

Ainda conforme a gerente, o resultado de todas as atividades ao longo dos quatro meses será convertido em trabalhos artísticos, tais como teatro, redação ou artesanato, que serão expostos à população no fim do projeto. “Nosso objetivo é claro: não é dizermos que nós (Poder Público) fizemos o trabalho, mas apenas os encorajamos a produzir e se expressar por meio da arte, na direção da obtenção da cidadania”, completou. Além disso, ela lembra que o projeto envolve servidores da Secretaria Executiva de Saúde Pública, da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), e conta com a participação de acadêmicos de universidades locais.

Gesiel Rocha – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content