Treze unidades básicas de saúde serão disponibilizadas em Corumbá para a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza Sazonal, que será aberta neste sábado (8), o Dia D, das 8h às 17 horas. A meta é imunizar 8,6 mil pessoas com idade igual ou acima de 60 anos, até o próximo dia 22. A abertura da campanha será na Escola Municipal Fernando de Barros, durante a 28ª edição da Ação Prefeito Presente, que vai disponibilizar todas as vacinas, inclusive contra a gripe A – Influenza A (H1N1) e febre amarela.
A campanha ocorre nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) São Bartolomeu, na Rua Pernambuco, no bairro João de Deus; Fernando Moutinho, na Rua Rio Grande do Sul, no Cristo Redentor; Paulo Maissato, na Rua Ciríaco de Toledo, no Nova Corumbá; Kadiwéus, na Rua Ciríaco de Toledo, no Kadiwéus; Dom Bosco, na Alameda Laranjeira, no Dom Bosco; Ladeira Cunha e Cruz, no centro; Humberto Pereira, na Rua Luiz Feitosa Rodrigues, no Nossa Senhora de Fátima; Luis Fragelli, na Rua Eugênio Cunha, no Universitário; Vitória Régia, no conjunto Vitória Régia; Centro de Saúde da Mulher, na Rua XV de Novembro, no centro; João de Brito, no Aeroporto; Beira Rio, na Rua Dom Aquino, centro, e Gastão de Oliveira, na Rua Nossa Senhora da Conceição, bairro Maria Leite.
As doses serão disponibilizadas em todas essas localidades até o fim da campanha. No entanto, todas as pessoas devem estar munidas da carteira de vacinação para saber se estão em dia com as demais vacinas, também disponibilizadas nos centros de saúde, como contra febre amarela e tétano. Específica para quem tem 60 anos ou mais, a imunização é oferecida gratuitamente e, além de proteger o idoso contra a gripe, evita complicações em outros problemas de saúde, como aqueles ligados ao coração, pulmão e rins. Em caso de pessoas em tratamento, é importante consultar o médico antes de se vacinar. Quem estiver gripado ou com febre deve aguardar melhora do quadro.
No caso de pessoas enfermas e/ou acamadas, a Secretaria de Saúde informa que há a necessidade de uma pessoa da família procurar a unidade básica da região e agendar a visita de um vacinador. Neste caso, a dose será aplicada na própria residência do idoso. Na zona rural, a campanha estará a cargo das equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família do Mato Grande (Mato Grande, Albuquerque, Maria Coelho e Urucum) e Taquaral (Taquaral, Tamarineiro I e II Sul).
A Secretaria Executiva de Saúde Pública informa que continuará vacinando crianças menores de dois anos, pessoas com patologia crônica, gestantes, jovens com idade entre 20 e 29 anos, contra a gripe suína. Quem ainda não se imunizou, pode procurar uma destas unidades de saúde, para receber a dose. Em Corumbá, a mesta é vacinar cerca de 45 mil pessoas contra a Influenza A (H1N1). A última etapa da campanha será para atender pessoas com idade entre 30 e 39 anos.
Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional