Ruiter assina hoje participação no PAC das Cidades Históricas

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) assina nesta quinta-feira (20) o termo de participação de Corumbá no Plano de Ação das Cidades Históricas – PAC das Cidades Históricas. O programa prevê a restauração de toda a área portuária da cidade até 2012, e o trabalho deverá ser feito em etapas. O primeiro passo será a restauração da antiga Alfândega, com investimento de R$ 5 milhões, disponibilizados pelo Ministério da Educação. Depois de recuperado, o prédio funcionará como extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Corumbá.

Também estão previstos projetos de recuperação das antigas sedes da Prefeitura e da Enersul e o soterramento da fiação na área do Porto Geral. O ato de assinatura ocorre às 19 horas, no Armazém Cultural, em Campo Grande, e terá a presença do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida. Os projetos incluídos no Plano de Ação receberão, até 2012, investimentos na ordem de R$ 100 milhões para a recuperação de prédios e conjuntos arquitetônicos tombados pelo órgão, considerados de valor artístico, histórico e cultural, em Corumbá e Campo Grande.

O PAC das Cidades Históricas foi lançado em outubro de 2009 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Ouro Preto-MG. O programa é voltado aos municípios tombados ou em processo de tombamento federal e, ainda, a cidades com lugares registrados como Patrimônio Cultural do Brasil. O Plano de Ação possui um planejamento integrado proposto pelo Iphan, coerente com o Sistema Nacional do Patrimônio Cultural, e tem como base os acordos firmados com municípios, visando pactuar ações sobre o território entre os diferentes órgãos governamentais e a sociedade.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content