Ruiter inicia mais uma edição do Prefeito Presente em Corumbá

Marcos Boaventura
 

Carro chefe da atual Administração, a ação começou com a atividade Prefeitura Itinerante, em que o prefeito recebeu líderes comunitários

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) abriu, na tarde desta sexta-feira (7) a 28ª edição da Ação Prefeito Presente na Escola Municipal Fernando de Barros, em Corumbá. As atividades vão até o fim da manhã deste sábado, com a ação social. Durante a tarde de hoje, o chefe do Executivo corumbaense mantém audiências com as lideranças comunitárias e com a direção da instituição de ensino. Toda sua equipe de governo acompanha os trabalhos, que são coordenados pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais.

Carro chefe da atual Administração, a ação começou com a atividade Prefeitura Itinerante, oportunidade em que Ruiter recebe líderes comunitários, para um contato mais direto, discutido as principais reivindicações dos moradores. Como se sabe, grande parte das obras hoje em Corumbá, é fruto justamente do programa Prefeito Presente. A primeira comunidade atendida está sendo a do Previsul. Neste momento, o prefeito mantém audiência com o presidente da Associação de Moradores, Jair Brasil da Conceição, que está acompanhado da sua diretoria.

A segunda audiência é com a Associação de Moradores do bairro Centro América, que tem como presidente Francisco Ricardo. Logo em seguida, está previsto um encontro com a direção da Escola Fernando de Barros, comandada pela diretora Roseli Néri de Andrade. A quarta audiência do dia agendada é com a direção da Associação de Moradores do conjunto Camalote, que tem como presidente Jussara Alves de Pinho Brasil. Além destas três localidades, a ação esta atendendo também o bairro Industrial. A previsão é que os trabalhos aconteçam até as 18 horas.

Ação social

Já na manhã deste sábado, está prevista a ação social no período das 8h às 13 horas, quando serão disponibilizados os mais diferentes tipos de atendimento à comunidade, tais como orientações sobre Cadastro Único, recadastramento no Programa Bolsa Família, Carteira Municipal de Transporte para idoso e portadores de necessidades especiais. Também serão oferecidas informações jurídicas, sobre DST/AIDS, gestação e planejamento familiar, Programa de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero, hiperdia, aposentadoria e previdência social, programas habitacionais, IPTU e outros impostos, além da segunda via da certidão de nascimento.

Estão programados atendimento médico, triagem odontológica, aplicação de flúor, vacina para crianças e adultos, agendamento de serviços da Previdência Social e corte de cabelo. No local, a comunidade poderá ainda requerer a primeira via do Registro Geral (RG), Carteira do Trabalho, além de realizar alistamento militar, certificado de dispensa de incorporação e atestado de desobrigação. Durante toda a manhã, a comunidade receberá oficinas sobre artesanato com produtos ecológicos, pintura em pano de prato, lembranças para o Dia das Mães, grafitagem e hip hop, capoeira e aerografia, artesanato em tecido, cestaria com jornal, elaboração de currículo profissional e primeiros socorros.

A prefeitura levará também lazer e recreação para as crianças, por meio de pintura em desenhos e pintura facial com símbolos do trânsito, balomania, brincadeiras educativas sobre o trânsito, teatro do Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e drogas (CAPS ad) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além de apresentações da Oficina de Dança e da Banda Manoel Florência e atividades esportivas e turísticas.

Todas as secretarias da Administração municipal estarão envolvidas na ação, além de parceiros como Exército Brasileiro/Junta Militar, Agência do Trabalho e Emprego de Corumbá, Unidade de Identificação de Corumbá da Polícia Civil, Cartório 2º Oficio, Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, INSS e MP Assessoria e Consultoria em Projetos Sociais.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content