Ruiter participa de cerimônia de celebração ao Dia da Infantaria

 Marcos Boaventura

  

 “É muito importante cultuar estes exemplos de civismo e dedicação ao país”, afirmou Ruiter

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), participou nesta manhã (24) da cerimônia de comemoração ao Dia da Infantaria. A data lembra o bicentenário do nascimento do patrono da Arma de Infantaria, brigadeiro Antônio de Sampaio. O militar morreu aos 56 anos depois de liderar as tropas brasileiras em diversos confrontos continentais. Seus restos mortais estão em mausoléu no Cemitério São João Batista, em Fortaleza, capital cearense.

A solenidade foi realizada no 17º Batalhão de Fronteira. Nem a chuva forte atrapalhou a cerimônia, que teve o desfile da tropa em homenagem ao brigadeiro. “É muito importante cultuar estes exemplos de civismo e dedicação ao país”, afirmou Ruiter. O prefeito ainda parabenizou a Câmara Municipal de Ladário, onde hoje acontece uma Sessão Solene em homenagem ao brigadeiro Antônio de Sampaio.

Em 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei n° 11.932/2009, que inscreve o nome de Antônio Sampaio, no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília/DF. Sampaio nasceu em Tamboril, no Ceará, em 24 de maio de 1810, e foi condecorado em seis ocasiões pelo Imperador do Brasil, Dom Pedro II, no período entre 1852 e 1865, pelos seus destacados atos na maioria das campanhas de manutenção da integridade territorial brasileira.

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content