Concurso de Andores será no dia 21; inscrições já estão abertas

A quarta edição do Concurso de Andores do Arraial do Banho de São João 2010 será a partir das 18 horas do dia 21 de junho, uma segunda-feira, na Praça da Independência. As inscrições estão abertas na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque, na Praça da República, 119, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. Os interessados em participar do concurso devem apresentar RG e comprovante de residência no ato de inscrição.

O concurso é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, ligada à Secretaria de Gestão Governamental. A iniciativa representa o resgate de uma tradição secular mantida pelas casas de rezas, cujo ritual inclui novena e a descida do andor para banhar a imagem do santo nas águas do Rio Paraguai. É uma oportunidade para conhecer o trabalho artesanal dos festeiros e entender o significado da festa para eles.

No dia do concurso, uma comissão julgadora vai analisar os quesitos criatividade, adereço e histórico. Os andores serão apresentados à comissão julgadora e ao público num desfile simulando o cortejo para o banho do santo. Após a apresentação, cada festeiro um tempo determinado para contar a história de sua festa e devoção ao Santo que batizou Jesus Cristo nas águas do rio Jordão.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content