Parque Natural de Piraputangas é tema de consulta pública hoje

A Prefeitura de Corumbá realiza, a partir das 13h30 desta segunda-feira (7), uma consulta pública para discutir a importância e a preservação do Parque Natural Municipal de Piraputangas. O evento ocorre no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez, conduzido pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado.

Localizado na zona rural do município, na região de Antônio Maria Coelho, o parque teve seu Plano de Manejo aprovado em outubro de 2008 pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), mediante assinatura do decreto nº. 521, que forneceu as diretrizes para o seu gerenciamento, possibilitando que atinja os fins para os quais foi criado.

O objetivo do plano é permitir a integração entre a população local e o parque, promovendo a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza inseridas no processo de desenvolvimento da região. O documento também oferece condições para a promoção de educação e interpretação ambiental, a recreação ao ar livre e o contato com a natureza por meio do turismo ecológico.

Todas as atividades de uso público são compatíveis com os objetivos do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC). O plano também prevê o fortalecimento da proteção dos recursos naturais, a ampliação do conhecimento sobre a região e a orientação dos recursos financeiros aplicados no Parque.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content