Corumbá se prepara para o mais tradicional São João do Estado

A Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal prepara a mais tradicional festa junina de Mato Grosso do Sul: o Banho de São João de Corumbá. Além de uma extensa programação de shows e da feira com produtos e comidas típicas da região, a fé e a religiosidade do povo pantaneiro tem lugar garantido nas atividades, que começam no próximo dia 21 com o Concurso de Andores na Praça da Independência. Na Superintendência de Cultura, no ILA (Casa de Cultura Luiz de Albuquerque), os preparativos para a festa estão a todo vapor.

Mais de 15 pessoas trabalham, desde o início do mês, na confecção de 1.200 lanterninhas e centenas de fuxicos e bandeirões. Os materiais serão usados para enfeitar o Porto Geral, onde se concentra grande parte dos festejos, e a área central da cidade.  A intenção, explicou a superintendente Heloisa Helena da Costa Urt, é deixar toda a cidade no clima de São João.

 

Na oficina do bairro Cristo Redentor, os trabalhos também estão em ritmo acelerado. Além de restaurar as peças utilizadas nos anos anteriores, os artesãos criam ornamentos novos, tudo baseado na história de Corumbá. A Banda de Música Manoel Florêncio, que este ano completa 50 anos de fundação, já intensificou os ensaios para a gravação de um CD só com músicas juninas.

 

Rodrigo Nascimento – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content