Povo das águas atende região do São Lourenço a partir do dia 30

Arquivo PMC
 

No dia 30, os servidores se dividem em dois grupos, sendo que o primeiro atende na Escola Porto Esperança – Extensão São Lourenço

A equipe do Programa Social Povo das Águas 2010 volta a campo a partir do próximo dia 29 para levar assistência social e em saúde às famílias ribeirinhas do Pantanal. A terceira etapa da ação realizada pela Prefeitura de Corumbá e coordenada pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais vai à região do São Lourenço, ao longo do Rio Paraguai Norte, próximo à divisa com Mato Grosso. A região inclui ainda a Barra do São Lourenço, Porto São Pedro, Paraguai Mirim, Castelo, Porto Zequinha, Jatobazinho e São Domingos Ramos/Maracangalha, com cerca de 220 famílias – mais de 900 pessoas – para serem atendidas até 3 de julho.

Na quarta-feira (30), os servidores municipais se dividem em dois grupos para atender as regiões do Rio São Lourenço e da Barra do São Lourenço, sendo a primeira no Porto 7 de Setembro e a segunda na Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança – Extensão São Lourenço, ambas a partir das 10 horas. Já na quinta-feira (1º), a equipe atende as comunidades do São Francisco, Bomfim, Mato Grande e Porto Chané, em ação concentrada no Porto São Pedro a partir das 8 horas. No mesmo dia, a partir das 14 horas, a ação ocorre na Escola Porto Esperança – Extensão Paraguai Mirim.

A quarta parte desta terceira etapa do Povo das Águas chega à região do Castelo e Jatobazinho na sexta-feira (2), também dividida em dois grupos. Um deles vai ao Porto Zequinha e outro à Escola Porto Esperança – Extensão Jatobazinho, ambos a partir das 8 horas. Fechando a ação, a região de São Domingos Ramos recebe os servidores no Porto Maracangalha a partir das 14 horas, de onde a equipe retorna para a sede do município.

Além de levar todos os serviços previstos no programa social, como assistência médica, odontológica, social e educacional, e ainda itens de primeira necessidade como cestas básicas, cobertores, lonas, agasalhos, roupas, kits para bebês e brinquedos, a ação também visa atender de forma mais específica as famílias ribeirinhas que poderão ser afetadas pela inundação do Rio Paraguai.

As duas primeiras etapas do Povo das Águas 2010 já levaram assistência às famílias de duas outras grandes regiões do Pantanal sul-mato-grossense, ambas a mais de 17 horas de viagem de barco de Corumbá. A primeira ocorreu entre os dias 26 e 28 de março na região do Paiaguás, ao longo do Rio Taquari, onde a equipe da prefeitura atendeu 236 famílias, ou mais de 800 pessoas. A segunda, entre os dias 21 e 23 de maio, levou atendimento a 130 famílias, ou aproximadamente 500 pessoas, nas comunidades ao longo do Rio Paraguai Sul, entre o Forte Coimbra e o Porto Morrinho.

Gesiel Rocha – Subsecretaria de Comunicação Institucional

Skip to content